O Damen Shipyards Group e seu parceiro PT PAL concluíram a instalação de sistemas de combate na primeira série de fragatas de mísseis guiados SIGMA 10514 Perusak Kawal Rudal (PKR) do Ministério da Defesa da Indonésia, a KRI Raden Eddy Martadinata. A conclusão bem-sucedida do projeto de instalação de sistemas de combate foi marcada por uma pequena cerimônia de entrega no dia 4 de dezembro em Surabaya.
As fragatas PKR são construídas através de um processo modular colaborativo, construídas simultaneamente na Damen Schelde Naval Shipbuilding (DSNS) na Holanda e no estaleiro PT PAL na Indonésia. Com esse método, a Damen é capaz de construir embarcações de alta qualidade em qualquer lugar do mundo. Isso também permite à Damen cumprir seu compromisso contratual com o Ministério da Defesa da Indonésia de fornecer um extenso programa de transferência de conhecimento e tecnologia.
Essa fase de instalação e teste de combate da construção da PKR faz parte desse programa de transferência, com a Damen fornecendo treinamento para a tripulação da embarcação na operação e manutenção de todos os sistemas instalados. Isso provou ser um sucesso, diz o coronel Dwi Cahyo Kuncoro, DANSATGAS (chefe da equipe SATGAS do Ministério da Defesa da Indonésia que supervisiona o projeto): “Houve uma cooperação muito tranquila com a Damen e o estaleiro PT Pal, ambos com a construção do navio e durante a instalação e teste de sistemas de combate.”
Os testes de aceitação no mar do sistema de combate foram realizados durante um período de três semanas. Durante esses testes, o conjunto de guerra eletrônica foi testado pela Thales. Isso consiste em dois sistemas, um de medida de suporte eletrônico (receptor de radar passivo), que permite que a embarcação registre e interprete os vários sinais de radar que recebe do ambiente operacional e um sistema de contra-medida eletrônica, conhecido como jammer. Esses dois sistemas trabalham em conjunto com o sistema de gerenciamento de combate, o ponto central em toda a web, a fim de realizar operações de guerra eletrônica.
Isso foi seguido por testes estruturais de tiro e pelo alinhamento dos sensores de armas do navio, feito com o apoio da Rheinmetall para garantir que os sensores e as armas estejam operando corretamente. O sistema de lançamento de mísseis superfície – superfície Exocet foi testado pela MBDA.
Os testes das mudanças funcionais de guerra anti-aérea (AAW) e anti-superfície (ASuW), foram os últimos testes no cronograma. Isso inclui a detecção e rastreamento de alvos de superfície e ar, medindo a apontar a precisão dos canhões em várias alturas e distâncias e avaliar o engajamento de alvos aéreos e de superfície com vários sistemas de armas. Também incluiu os ensaios do sistema de desmagnetização, usado para controlar a assinatura magnética do navio.
Jeffrey Vader, Diretor de Projeto da DSNS, disse: “Os resultados da instalação e teste dos sistemas de combate foram extremamente bem-sucedidos. Assim como na construção da embarcação, concluímos esta fase tanto dentro do prazo quanto do orçamento. Agora, estamos ansiosos para começar a instalação e os testes dos sistemas de combate no segundo navio.”
O segundo navio está programado para passar pelas mesmas instalações e testes até fevereiro de 2020, e está previsto para ser concluído no final de abril.
FONTE: Damen
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN