Damen bateu a quilha do segundo navio do projeto BIRO da África do Sul

Em 28 de agosto, a Damen Shipyards Cape Town (DSCT) realizou o batimento de quilha para o segundo de três navios de patrulha marítima multimissão (MMIPV) que o DSCT está construindo para o Projeto BIRO da Marinha da África do Sul. O evento foi planejado para garantir o bem-estar dos delegados durante a pandemia de coronavírus em curso.

Além de medidas de segurança rigorosas no local, a presença física foi reduzida ao mínimo, com a maioria comparecendo remotamente com instalações de conferência digital. O Projeto BIRO da Marinha da África do Sul visa desenvolver a segurança marítima, garantindo as capacidades do país para responder de forma eficaz, rápida e econômica às ameaças marítimas, como a pirataria e a pesca ilegal.

Da esquerda para a direita: Capitão Motsene e Vice-Almirante Hlongwane da Marinha da África do Sul com a moeda de assentamento da quilha do segundo MMIPV para o Projeto BIRO.

Após um briefing de segurança, o membro do conselho do DSCT, Sefale Montsi, abriu a cerimônia de batimento da quilha dando as boas-vindas aos convidados. A Sra. Montsi disse: “Eu como sul-africana agradeço por estar associada a este projeto. Os mares têm muito valor para a África do Sul e sua economia. Tenho orgulho de fazer parte de um projeto que protege nossas fronteiras e nossos recursos.”

Os MMIPVs baseiam-se na tecnologia comprovada da gama padronizada de barcos de patrulha da Damen, que cobre tudo, desde interceptadores de 10 metros e embarcações de patrulha de 50 metros até fragatas de 140 metros. As embarcações do Projeto BIRO são feitas sob medida para os requisitos específicos da Marinha da África do Sul e apresentam o Damen Sea Axe Bow, uma forma de casco vertical que reduz o impacto para operações seguras e confortáveis ​​em mares agitados.

O soldador aprendiz Jenny-Lee Fortuin solda a moeda à quilha.

Os MMIPVs são os primeiros navios Sea Axe a operar na África do Sul. Falando na cerimônia, o presidente em exercício da Armscor, Sr. Motimele, disse: “Gostaria de agradecer à equipe DSCT por garantir que os requisitos articulados pela Marinha da África do Sul sejam cumpridos. A Armscor está extremamente orgulhosa de fazer parte deste projeto que entregará navios de patrulha multi-missão para a Marinha da África do Sul, que os atenderá bem por décadas com sua missão de proteger os interesses costeiros e marítimos da África do Sul.”

O Sr. Motimele foi seguido pelo Chefe da Marinha, Vice-Almirante Hlongwane, que disse que a situação atual com a pandemia do coronavírus só serve para aumentar a importância do Projeto BIRO.

“Um setor marítimo bem administrado é fundamental para a recuperação econômica do país da pandemia. Lutar contra a Covid-19 apresenta novos dilemas para a África do Sul, além dos desafios existentes de policiamento de uma das maiores zonas marítimas da África. A África do Sul também deve cumprir várias responsabilidades de segurança internacional, pois qualquer redução na eficiência da cadeia de abastecimento da África do Sul pode causar estragos econômicos no país e em seus vizinhos. “Gostaria de dizer parabéns a todos os funcionários envolvidos na produção dos MMIPVs aqui na DSCT por serem capazes de manter o cronograma de construção até este ponto em circunstâncias muito desafiadoras. Seu compromisso com a excelência é louvável. Posso dizer com confiança ao povo sul-africano que selecionamos um bom parceiro para fazer deste projeto um sucesso. Eu que agradeço.”

Navio patrulha da África do Sul, Damen projeto BIRO

O empreendimento do projeto serve como uma demonstração das Soluções de Segurança Marítima da Damen em ação. Com esta iniciativa, a Damen não apenas entrega um navio, mas uma solução marítima total, abrangendo todos os aspectos da operação da embarcação ao longo do ciclo de vida, bem como a contribuição para uma indústria marítima sustentável na região em que opera. Para esse fim, a Damen tem verdadeira e entusiasticamente abraçado, adotado e integrado os vários programas governamentais aplicáveis, como a Participação Industrial de Defesa (DIP), Conteúdo Local do Departamento de Comércio e Indústria e Desenvolvimento de Empresas e Fornecedores (ESD) e Serviço de Emprego Juvenil ( YES Initiative) em sua abordagem de projeto e, ao fazê-lo, busca superar os requisitos desses programas.

Por exemplo, a Damen excederá os requisitos de conteúdo local de 60% do Projeto BIRO, emitindo contratos para um grande número de fornecedores locais. Como resultado de seu trabalho no Projeto BIRO, muitos desses fornecedores agora são designados para trabalhar nos projetos Damen dentro e fora da África do Sul. Além disso, a realização do projeto pelo DSCT criou mais de 300 empregos diretos e mais de 1.000 empregos indiretos, de acordo com os objetivos da Operação Phakisa do governo sul-africano.

Comandante da Marinha Sul-africana Vice-almirante Hlongwane com o membro do conselho do DSCT, Sefale Montsi.

O Diretor de Projetos da Damen para os projetos MMIPV, Jos Govaarts, elabora: “Não é apenas nosso objetivo construir três IPVs. Nós, como DSCT, sentimos que é nossa responsabilidade criar empregos e desenvolver os nossos fornecedores. Temos o compromisso de garantir que a indústria marítima sul-africana se beneficie plenamente dos projetos sul-africanos de longo prazo. Os empregos que estamos criando estão aí para ficar.”

Após os discursos, foi observada a tradição de soldar uma moeda à quilha. Nesta ocasião, a moeda foi soldada no lugar por Jenny-Lee Fortuin (Aprendiz do 2º ano: Soldador), um aprendiz do Centro de Treinamento de Aprendizes do DSCT, uma instituição criada pelo estaleiro a fim de preencher a lacuna de habilidades na África do Sul e fornecer oportunidades de emprego para os alunos locais. A moeda cunhada nessa ocasião foi uma medalha comemorativa feita em homenagem ao saudoso presidente Mandela como vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993. O anverso da moeda foi desenhado pela artista britânica Avril Vaughan e o reverso foi desenhado pela artista Danuta Haremska.

A DSCT está fazendo um bom progresso com o primeiro Projeto BIRO IPV, que espera entregar em 2021.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile