O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) inaugurou, no dia 16 de outubro, a Planta Piloto para produção de fibra de carbono.
A instalação, localizada em São Paulo, é única em todo o país e faz parte do desenvolvimento do Programa Nuclear da Marinha em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e outros órgãos de pesquisa.
Até o momento, toda fibra de carbono utilizada na indústria nacional é de origem estrangeira. O CTMSP iniciou os estudos e análises sobre a fibra na década de 90. Além do uso pela Marinha do Brasil, a Planta Piloto incentivará a indústria nacional a investir na produção.
Por ser um material de elevada resistência mecânica, baixo peso e não sofrer corrosão, a fibra de carbono é utilizada na fabricação de aeronaves, na indústria automobilística, entre outros.
O CTMSP é a Organização Militar executora do Programa Nuclear da Marinha, cujo objetivo é capacitar o Brasil no domínio dos processos tecnológicos, industriais e operacionais de instalações nucleares aplicáveis à propulsão naval.
FONTE: MB