CPSE testa drone à prova d’água para emprego nas ações de fiscalização do tráfego aquaviário

A Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) participou de uma demonstração de uma Aeronave Remotamente Pilotada (denominada RPA, na publicação ICA 100-40 da Força Aérea Brasileira) à prova d’água, visando a avaliação desse tipo de equipamento em proveito das ações de fiscalização do tráfego aquaviário. A ação também teve a participação de militares do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) que acompanharam a demonstração.



O uso de RPAs por diversos órgãos de segurança de Sergipe começou a ser estuado em 2018, e vislumbrou-se na época o uso dos equipamentos em atividades como salvamentos e na fiscalização. A CPSE já possui pessoal e RPA habilitado para executar essa fiscalização, mas um equipamento a prova d´agua ainda não tinha sido testado.

O equipamento demonstrado, o Swell Pro 3, permite o acompanhamento e monitoramento de pequenas áreas marítimas, fornecer uma visão panorâmica e atualizada da região, otimizar o emprego das equipes de inspeção naval durante a fiscalização e identificar possíveis embarcações infratoras.

A RPA testada pela CPSE pode pousar e decolar na água, podendo ser operada a partir de uma embarcação de pequeno porte, melhorando a capacidade de monitoramento da área inspecionada, bem como o monitoramento de acidentes ambientais de interesse da Autoridade Marítima, garantindo assim maior capacidade na atuação das equipes de inspeção naval no mar. Além disso, também foi observado a capacidade de transportar um colete salva-vidas, possibilitando o salvamento de um náufrago, em Operações de Busca e Salvamento (SAR).

FONTE E FOTOS: CPSE/MB



Sair da versão mobile