Em Cartagena, o estaleiro Cotecmar e o Damen Shipyards Group assinaram o contrato de apoio técnico e o fornecimento de componentes para a construção da Plataforma Estratégica de Superficie (PES – Strategic Surface Platform). Será a primeira fragata a ser construída na Colômbia. Isso está sendo feito pelo COTECMAR com base no modelo Sigma 10514 da Damen.
O navio representa um investimento significativo no emprego local e no desenvolvimento tecnológico da indústria marítima colombiana e, portanto, na economia nacional.
O navio terá um comprimento de 107,5 metros e um feixe de 14,02 metros. Depois do México e do Brasil, a Colômbia será o 3º país da América Latina, capaz de construir esses tipos de embarcações navais complexas sob licença em seus próprios estaleiros.
A assinatura do contrato contou com a presença de Reina Buijs, embaixadora da Holanda na Colômbia, vice-almirante Juan Ricardo Rozo Obregón, Comandante da Marinha da Colômbia, vice-almirante Luis Fernando Marquez, Presidente da Cotecmar, Roland Brine, Pieter Becker, diretor comercial do programa PES Colômbia e Damen Naval.
O almirante Rozo falou de um “dia histórico, tanto para a marinha colombiana quanto para a Cotecmar”. Roland Briene acrescentou que o Damen Shipyards Group está particularmente orgulhoso de poder realizar esse pedido junto com a Cotecmar. Pieter Becker indicou que estava ansioso pelo início da construção deste navio e indicou que a ordem se devia em parte à boa cooperação que a Cotecmar e a Damen desenvolveram durante a recente construção do navio de pesquisa oceanográfica e do Ártico Simón Bolívar.