Mar del Plata – Durante três dias na semana passada, a corveta ARA Granville realizou o exercício “Passex” na costa Argentina com a corveta Barroso da Marinha do Brasil.
O navio argentino, pertencente ao Comando de Divisão da Marinha suspendeu na terça-feira 15 desde a colônia Naval de Mar del Plata e navegou 150 milhas náuticas a nordeste da cidade em direção ao ponto de encontro com a unidade brasileira. O encontro se deu no limite do Tratado do Rio de la Plata, que divide as águas do nosso país com a República Oriental do Uruguai.
Como o transporte internacional é de cortesia, ficou em boa hora para estar à espera para dar as boas vindas em águas argentinas.
Durante o trânsito de navegação, o Granville, comandado pelo Comandante Carlos Daniel Funes, realizou exercícios de abandono, fogo a bordo com o traslado de pessoal ferido para a enfermaria e solução de problemas de navegação. Todos os exercícios foram destinados a manter a dotação operacional em alta, a fim de melhor cumprir as tarefas atribuídas à unidade durante o ano.
De acordo com a explicação dada pelo Capitão de Fragata Funes, os exercícios orgânicos “Passex” são previstos pela ata do Comitê Operacional Naval, que estabeleceu diretrizes para a cooperação e como executar exercícios com unidades navais dos dois países, a fim de manter as capacidades de interoperabilidade e confiança mútua. Desta vez, a Passex ocorreu com a presença e o trânsito de navegação em águas argentinas da corveta Barroso, sob o comando do Capitão de Fragata Said, que também se encontra com o exercício “Aspirantex”, que consiste da primeiro embarque de cadetes da Academia Naval naquele país.
Durante o desenrolar da “Passex”, foram realizadas manobras táticas com ambos os navios, com mudanças na formação, giros, rotações, faina de Light Line e finalmente um” PHOTOEX “, com o helicóptero orgânico do navio brasileiro. Isto envolveu tomar sequências fotográficas das manobras de ambos os navios durante a operação.
Após o exercício, a corveta Barroso, continuou até o porto de Montevidéu, República Oriental do Uruguai, e a corveta Granville, atracou na Base Naval de Mar del Plata, na manhã de quinta-feira.
FONTE E FOTOS: Armada argentina
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval