Por Guilherme Wiltgen
Em sua última escala, antes de chegar ao porto de Beirute, a Corveta Barroso (V 34) suspendeu hoje do porto italiano de Nápoles.
O futuro Navio-Capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), no dia 8 de agosto, para substituir a Fragata União (F45).
Na sua derrota, rumo ao porto de Beirute, fez escalas em Salvador (BA), no Brasil;em Las Palmas, na Espanha; e em Nápoles, na Itália. A sua chegada ao Líbano está prevista para o dia 7 de setembro.
A missão UNIFIL foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1978 e conta, atualmente, com a participação de 35 países, incluindo o Brasil. Atualmente, a FTM-UNIFIL é comandada pelo Contra-Almirante Flávio Macedo Brasil, da Marinha do Brasil. O retorno do navio ao Rio de Janeiro está previsto para abril de 2016.
NOTA do EDITOR: Agradecemos ao nosso leitor italiano Fred Vittori, que gentilmente nos enviou as fotos da Cv Barroso suspendendo hoje de Nápoles. Grazie amico!