A Coréia do Sul informou na sexta-feira (28) que iniciou a construção de outro LPH (Landing Platform Helicopter) para ser usado pela ROK Navy.
A cerimônia de batimento da quilha do navio de 14.500 toneladas, foi realizada no final do dia no estaleiro da Hanjin Heavy Industries & Construction Co., em Busan, segundo a agência de aquisição de armas do estado.
O navio, de 199,4 metros de comprimento, está programado para ser lançado em abril do próximo ano. Ele será entregue à ROK Navy em 2020, depois de uma série de testes, informou a DAPA (Defense Acquisition Program Administration).
A ROK Navy já opera um LPH dessa classe, o ROKS Dokdo (LPH 6111), possui capacidade de transportar helicópteros, veículos blindados, caminhões, artilharia, embarcações de alta velocidade e outros equipamentos, bem como centenas de soldados. A embarcação multipropósito, é um dos maiores navios de desembarque anfíbio da Ásia, podendo ser empregado para operações de manutenção da paz e em ajuda humanitária, em caso de desastres naturais.
“O Dokdo, primeiro navio da classe, é o fruto precioso da determinação da Coreia do Sul para a sua auto-defesa e de uma das melhores tecnologias de construção naval do mundo”, disse Moon Ki-jeong, um alto funcionário da DAPA, que ainda acrescentou que a DAPA fará o seu melhor para o sucesso do projeto do segundo navio da classe.
FONTE: Yonhap News
TRADUÇÃO e ADPATAÇÃO: DAN