“Quando da construção dos submarinos da Classe Tupi, na Alemanha, o pessoal da Coreia do Sul também estava lá, recebendo submarino (igual ao nosso) e aprendendo (transferência de tecnologia). Aliás, é bom ressaltar que os Brasileiros eram em número bem maior que os Coreanos. A notícia a seguir dá uma boa ideia do que aconteceu de lá para cá em termos de construção de submarinos. Vejam onde eles estão e vejam onde estamos hoje.” Lucas Wizard
Por Juho Lee
A Coreia do Sul iniciou a construção do segundo submarino KSS-III Batch-II. O submarino, construído pelo estaleiro local Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME), será concluído em 2026 e entregue à Marinha da República da Coreia (ROKN) em 2028, após passar por testes de mar.
De acordo com um comunicado oficial da DAPA, o corte do aço ocorreu em 30 de dezembro de 2021 em Geoje. Para registro, o corte de aço no primeiro submarino KSS-III Batch II ocorreu no estaleiro DSME em 13 de agosto de 2021. Está programado para ser entregue a ROKN em 2026. A DSME ganhou o contrato para a construção do segundo navio em setembro de 2021.
Jeon Jeon-gyu, chefe do Grupo de Projetos de Submarinos Coreanos na Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA), disse:
“O início da construção do segundo submarino Jang Bogo-classe-III Batch-II significa que nossa Marinha terá cinco submarinos que deslocarão mais de 3.000 toneladas no futuro. Esperamos que o submarino desempenhe um papel central na segurança nacional.”
Submarinos KSS-III
A ROKN planeja adquirir 3 submarinos Batch-II, seguidos por outros 3 Batch-III, para um total de 9 submarinos KSS-III. O KSS-III, também chamado de Jang-Bogo-III ou classe Dosan Ahn Changho, é a última fase do programa KSS, que, quando concluído, verá A ROKN adquirir um total de 27 submarinos.
O KSS-III é a maior classe de submarinos da ROKN. A variante Batch-II de 3.600 toneladas será capaz de transportar 10 mísseis balísticos lançados por submarino, 4 a mais do que os 3.300 toneladas KSS-III Batch-I. O deslocamento de submarinos cresceu com cada fase do programa KSS; o KSS-I e o KSS-II deslocam 1.200 toneladas e 1.800 toneladas, respectivamente, quando em superfície. Os submarinos KSS-III Batch-III provavelmente terão um deslocamento de superfície de cerca de 4.000 toneladas. Os três submarinos KSS-III do primeiro lote foram todos lançados. A Agência para o Desenvolvimento da Defesa (ADD) da Coréia do Sul concluiu com sucesso o lançamento de seu K-SLBM (denominado Hyunmoo 4-4) em 15 de setembro de 2021. O primeiro submarino Batch I, ROKS Dosan Ahn Chang-ho (SS-083) foi comissionado pela ROKN em 13 de agosto de 2021.
O Batch-II tem 89 m de comprimento, 9,6 m de largura e uma tripulação de 50 pessoas. Ele usará propulsão AIP e será capaz de navegar a uma velocidade máxima de 20 nós. De acordo com a DAPA, o Batch-II será o segundo submarino do mundo a usar baterias de íon-lítio (Li-ion), depois da classe japonesa Soryu. O uso de baterias de íon-lítio permite que o navio permaneça submerso por mais tempo, tornando-o menos vulnerável na guerra anti-submarina. Ele também terá um sonar e sistema de combate mais avançados do que os submarinos anteriores.
De acordo com a DSME, 80% dos componentes dos navios do Batch-II serão produzidos no mercado interno, um aumento significativo em relação aos modelos anteriores. Espera-se que isso crie empregos e torne o navio mais competitivo no mercado de exportação. No entanto, já foi anunciado que a Indra da Espanha fornecerá os sistemas SIGINT e o ECA Group da França fornecerá os consoles de direção.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News
Nota do Editor: Apesar do comentário inicial do Lucas Wizard, a Marinha do Brasil mudou sua proa e atualmente está com seu programa de submarinos em andamento (PROSUB). Vale ressaltar a busca pelo 1º submarino de propulsão nuclear, um gigantesco diferencial em comparação a outros programas de outras Marinhas.