Por Jamie Chang
Conhecido localmente como projeto Mine Sweeping Hunter II (MSH-II), este programa visa substituir seis navios caça minas da classe Ganggyeong Mine Hunter Crafts (MHC) cujo ciclo de vida chegou ao fim e a Marinha da Coreia do Sul (ROK Navy) agora só conta com a classe Yangyang Mine Sweeper Hunter (MSH) atualmente no serviço ativo.
De acordo com o comunicado de imprensa, estima-se que o projeto MSH-II custe aproximadamente US$ 1,44 bilhão. Entre muitos construtores de navios locais, a Kangnam Co., Ltd., uma empresa experiente que possui experiências anteriores com a construção de caça minas das classes MHC e MSH-I para a ROK Navy, ganhou um contrato para este projeto. Sob este contrato, a Kangnam Co., Ltd. terminará o design básico do MSH-II até 2025, com o primeiro navio programado para entrar em serviço em 2029.
Também vale a pena mencionar que muitos componentes críticos, como sonar de profundidade variável (VDS) e equipamentos sensíveis de supressão de minas, serão produzidos com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) doméstico para garantir um suporte estável de logística de acompanhamento assim que os navios forem comissionados. A declaração divulgada pela DAPA também inclui que a localização dos componentes principais acabará por ter um efeito na Indústria de Defesa coreana (K-Defense), contribuindo para o acúmulo de tecnologia avançada de contraminagem.
Diferentemente das gerações anteriores de caça minas que estão em serviço com a ROK Navy, o MSH-II implementará ativamente o uso de veículos não tripulados em operações de contra medinas de minagem. Algumas das possibilidades incluem:
- Veículo subaquático não tripulado (UUV) para marcar a localização precisa das minas usando o sonar;
- Veículos de descarte de minas (MDV) e veículos operados remotamente (ROV) para a detonação ou a remoção de minas detectadas na operação do navio na área.
Espera-se que essa automação reduza os custos operacionais do navio, além de melhorar a sobrevivência das equipes e a operabilidade do navio em áreas onde a operação tripulada é considerada perigosa.
Marinhas modernas atualmente estão operando com conceito Mothership (Navio mãe) de compósitos e ROVs e AUVs, como por exemplo a Marinha da Suécia.
Especificações do MSH-II
O MSH-II terá um deslocamento de 500 a 700 toneladas com carga total, o que é semelhante ao seu irmão da classe Yangyang. O navio estará armado com um canhão Vulcan M61 de 20 mm, complementado por duas metralhadoras M60 de 7,62 mm que podem disparar até 650 rodadas por minuto.
O que também cabe destacar é o material usado para construir o navio. Como o MSH-II será construído específicamente para contramedidas de minas, o navio precisa minimizar a atração magnética, pois as minas magnéticas podem detonar facilmente perto de objetos magnéticos, incluindo metal, é claro. Assim, todo o casco será construído com plástico reforçado com fibra (FRP), além dos materiais tradicionais.
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News