A Coreia do Norte lançou um novo submarino de ataque nuclear, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap, nesta quinta-feira (7), citando informações da agência estatal de notícias norte-coreana KCNA.
O submarino de ataque nuclear “Hero Kim Kun Ok” (841), foi lançado durante uma cerimônia no estaleiro Sinpho, localizado na costa leste do país, na última quarta-feira (6), e contou com a presença do líder norte-coreano, Kim Jong-un.
Um comunicado divulgado pela KCNA apontou que a cerimônia marcou o “início de um novo capítulo” para reforçar a força naval da Coreia do Norte e deixou mais clara a intenção do governo norte-coreano de ampliar sua agenda nuclear, tanto em qualidade quanto em quantidade, no intuito de “trazer paz e segurança regional e global”.
Originalmente um submarino de ataque diesel-elétrico da classe Romeo, da era soviética que remonta à década de 1950, o submarino “Hero Kim Kun Ok” não é um submarino completamente novo, mas sim o resultado de um extenso processo de conversão e modernização.
O submarino “Hero Kim Kun Ok” foi designado como um “submarino de ataque nuclear tático”, indicando o papel pretendido em ataques nucleares preventivos, além de possui capacidade para SLBM (Submarine-Launched Ballistic Missiles).