Por Luiz Padilha e Guilherme Wiltgen
O programa Fragata Classe Tamandaré (FCT), concluiu com êxito a construção da primeira seção de qualificação da futura Fragata Tamandaré. Essa etapa é um marco para o Consórcio Águas Azuis, uma Sociedade de Propósito Específico, que através de seu estaleiro, o thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí (SC), construiu pela primeira vez um navio de guerra em suas instalações. Esta seção é parte de uma das praças de máquinas da Tamandaré, construída em tamanho real.
Interessante saber que apesar deste módulo ter sido aprovado pelas empresas que certificam e qualificam, este módulo não será parte da Tamandaré. Para esclarecer esta e outras dúvidas, nós entrevistamos o Diretor Geral de Material da Marinha (DGMM), Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, que gentilmente nos atendeu durante a cerimônia. Assistam ao vídeo abaixo onde muitas dúvidas são dirimidas.
ERRATA: retificando uma informação que foi passada por engano. Os geradores das Fragatas TAMANDARÉ serão MTU (e não Caterpillar), como foi dito na entrevista.