No dia 16 de janeiro, o Chefe de Operações Navais da Marinha dos EUA, Almirante-de-Esquadra Jonathan W. Greenert, maior autoridade militar da Marinha Americana, estará no Rio de Janeiro, como parte de sua visita oficial ao País, para reuniões com autoridades da Marinha do Brasil (MB) sobre questões comuns às duas Forças Navais.
Durante a visita, o Almirante Greenert, acompanhado do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, conhecerá, em Itaguaí (RJ), as obras da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) e do Estaleiro e Base Naval (EBN) de Submarinos, onde será construído o submarino com propulsão nuclear brasileiro, marco maior do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da MB.
Em seguida, a comitiva norte-americana seguirá para o Comando da Divisão Anfíbia (DIVANF), no Complexo Naval da Ilha do Governador, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde assistirá a uma demonstração de um Assalto Anfíbio, de um Resgate de Piloto Abatido, culminando com o desfile de um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais, nível Unidade Anfíbia. Os eventos visam demonstrar a prontidão operativa e o profissionalismo dos combatentes anfíbios da Marinha do Brasil.
Na DIVANF, o Almirante Greenert e o Almirante Moura Neto receberão a mídia especializada em defesa para uma conferência de imprensa.
FONTE: CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA