O projeto deste OPV de 90 metros, é uma modificação do OPV classe River e foi construído pelo Bangkok Dock, com design e transferência de tecnologia e apoio da BAE Systems.
Este OPV é semelhante aos construídos para Trinidad e Tobago pela BAE Systems na Inglaterra. Após a desistência de Trinidad e Tobago, os 3 OPVs foram adquiridos pela Marinha do Brasil e batizados de NPaOc Amazonas (P120), Apa (P121) e Araguari (P122).
O HTMS Krabi utiliza um canhão Oto Melara 76mm na prôa, no lugar do canhão de 30mm utilizados na versão brasileira e 2x 30mm MSI, (na MB são 2x 25mm MSI). O Krabi será usado para patrulhar a ZEE -Zona Económica Exclusiva Tailândesa , bem como para a pesca e proteção dos recursos naturais e de socorro, podendo operar um helicóptero médio como o Agusta Westland AW-139 num convoo de 20 metros.
A vigilância marítima será realizada pelo radar de vigilância Variant Thales, um radar diretor de tiro Thales Lirod Mk2 e o sistema de gestão de combate TACTICOS da Thales.
A propulssão é feita por dois motores a diesel MAN 16v 28133D, produzindo 7.2MW, ligado a hélices de passo controlável para permitir uma velocidade máxima de cerca de 25 nós.
As especificações do navio da Royal Thai Navy, são semelhantes as da Marinha do Brasil.
Saiba mais sobre o “Amazonas”
“Novas fotos do NPaOc ‘Amazonas’ na Inglaterra”
“NPaOc ‘Amazonas’ suspendeu hoje rumo ao Brasil”
“Release da BAE Systems sobre o NPaOc ‘Amazonas’”
“NPaOc ‘Amazonas’ suspende de Lisboa para Las Palmas”