O governo da Commonwealth concedeu uma extensão de contrato aos parceiros do Warship Asset Management Agreement (WAMA), garantindo o futuro da capacidade crítica de gerenciamento de navios.
A WAMA é uma aliança da BAE Systems Australia, Saab Australia, Naval Ship Management e do Commonwealth Government e mantém centenas de empregos qualificados na construção naval em Henderson, apoiando uma forte cadeia de suprimentos local.
O cronograma do Programa de Garantia de Capacidade de Transição (TransCAP) se alinhará com os planos da BAE Systems para modernizar seu site de Henderson para que atualizações complexas de capacidade possam ser entregues com mais eficiência.
Greg Laxton, diretor de entrega de suprimento marítimo da BAE Systems Australia disse:
“Estamos entusiasmados em continuar nosso trabalho com a WAMA, fornecendo suporte à vida e gerenciamento de ativos da classe Anzac. Posteriormente, passaremos a entregar o TransCAP, que incluirá o fornecimento de maior capacidade de mísseis para os navios. Desenvolvemos uma capacidade crítica de gerenciamento de navios em Henderson, que proporcionou eficiências significativas de navio a navio. Estamos investindo nas instalações locais, trazendo inovações do Programa Hunter Class Frigate e do estaleiro digital em Osborne para Henderson.”
Andy Keough CSC, diretor-gerente da Saab Australia disse: “Como provedor de sistema de gerenciamento de combate para a frota de superfície da Royal Australian Navy, a Saab Australia tem o prazer de continuar seu papel de longo prazo como integrador de sistemas de combate para as fragatas da classe Anzac da Austrália, oferecendo capacidade de ponta e suporte em serviço sob o contrato WAMA.”
Gavin Stewart, gerente geral da Babcock – Warships Australia disse: “A Babcock, por meio de sua divisão de navios de guerra australiana Naval Ship Management, dá as boas-vindas à extensão do WAMA. Estamos ansiosos para aproveitar os mais de 10 anos de experiência já fornecidos para atender com segurança às necessidades de sustentação da Royal Australian Navy para a classe Anzac. Nossas parcerias estreitas com a indústria local em Henderson e Sydney e a promoção do engajamento soberano, combinadas com a dedicação e as habilidades de nosso pessoal, nos permitem fornecer de forma confiável esta solução nacional de sustentação marítima para a RAN.“
“Estamos orgulhosos da contribuição que fazemos sob a WAMA, para manter a frota de fragatas Anzac no mar, operacionalmente disponível e eficaz.” ele adicionou.
A extensão do contrato cobrirá os 12 meses finais do atual Anzac Mid-Life Capability Program (AMCAP), que deve terminar em 2024 após o trabalho no HMAS Ballarat e no HMAS Parramatta.
Também cobrirá o início do Programa de Garantia de Capacidade de Transição (TransCAP), que trabalhará nos HMAS Anzac, Warramunga e Arunta para garantir que continuem a servir e proteger a Austrália.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: BAE Systems