O Comando Naval de Operações Especiais realizou, no período de 3 a 7 de fevereiro, uma visita aos Comandos e Unidades de Operações Especiais das Forças Armadas espanholas. Compuseram a comitiva oficiais da Marinha do Brasil e do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro.
Inicialmente, os comandantes de Operações Especiais da Marinha e do Exército foram recebidos pelo Comandante de Operações do Estado-Maior de Defesa espanhol, Tenente-General Fernando José López del Pozo, que deu as boas-vindas à comitiva brasileira e desejou a todos uma boa visita, colocando à disposição as Unidades de Operações Especiais espanholas.
Na sequência da programação, foram realizadas visitas ao Comando Conjunto de Operações Especiais, em Madri; ao Comando de Operações Especiais do Exército, em Alicante; à Força de Guerra Naval Especial, em Cartagena; à Escola de Paraquedismo da Força Aérea, em Múrcia; além de Unidades aéreas que prestam apoio às Unidades de Operações Especiais das Forças Armadas espanholas.
Durante as visitas, foram realizadas apresentações e mostruários, demostrando transparência e profissionalismo e contribuindo para a transmissão de conhecimentos e lições aprendidas relativos às Operações Especiais das Forças Armadas espanholas, que tem sido empregadas em missões reais há décadas.
A visita foi considerada proveitosa, contribuindo para ampliar os conhecimentos do Comando Naval de Operações Especiais, recém-criado e que possui, como pilares, além das Operações Especiais, as Operações de Informação e as Ações de Guerra Cibernética.
FONTE e FOTO: MB
COLABOROU: Roberto Magno