Comando do 6º Distrito Naval promove cerimônia de Transferência das Lanchas “Excalibur III e IV”

O Comando do 6º Distrito Naval promoveu, no cais do Comando da Flotilha de Mato Grosso (ComFlotMT), no dia 10 de abril, cerimônia de transferência das Lanchas de Operações Ribeirinhas (LOpRib) “Excalibur III” e “Excalibur IV”. As embarcações foram projetadas e construídas pela Base Fluvial de Ladário (BFLa) e passaram a ser subordinadas ao ComFlotMT.

O então Comandante do 6º Distrito Naval, Contra-Almirante Sérgio Gago Guida, destacou a retomada da capacidade construtiva de meios navais da BFLa que, após quase quatro décadas desde a última construção de embarcação, desenvolveu seu próprio projeto e construiu a LOpRib “Excalibur”.

LOpRib Excalibur

Além de contribuir para a Marinha, a construção das lanchas também gerará impacto na economia regional. “Cerca de 50% do material necessário para a construção de cada lancha é adquirido de empresas sediadas no estado de Mato Grosso do Sul, o que contribui para a manutenção de empregos e desenvolvimento da região. O projeto e a construção das lanchas geram, ainda, reflexos de cunho social. Parte da mão de obra empregada na construção é composta por militares do Serviço Militar Voluntário, os quais, após seu período de serviço na Marinha, carregam consigo as habilidades e os conhecimentos desenvolvidos na construção naval”, afirmou o Almirante Guida.

Ao final do evento, os presentes tiveram a oportunidade de assistir a uma demonstração operativa da Lancha de Operações Ribeirinhas “Excalibur III”.

FONTE: MB

Sair da versão mobile