A Chefe de Operações Navais (Chief of Naval Operations – CNO), Almirante Lisa Franchetti, se encontrou com o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante Marcos Sampaio Olsen, para um compromisso bilateral formal durante a Inter-American Naval Conference (IANC), no Rio de Janeiro, nessa terça-feira (24).
Os dois Chefes Navais discutiram o fortalecimento da parceria naval por meio do aumento da interoperabilidade e os 200 anos de relações diplomáticas bilaterais celebrados este ano, o que eles disseram ser uma oportunidade de traçar um curso para um futuro ainda mais brilhante, destacando o profundo impacto que o relacionamento EUA-Brasil teve em seus países e seus povos.
A Alte Franchetti agradeceu ao Alte Olsen por sediar a IANC, a liderança da Marinha do Brasil na região e no Atlântico Sul, como um grande aliado não pertencente à OTAN, e sua colaboração com parceiros na área. Ela também elogiou a participação na UNITAS LXV e Southern Seas 2024, bem como seu comando da Força-Tarefa Combinada 151 das Forças Marítimas Combinadas multinacionais de janeiro a setembro deste ano.
Os dois trataram sobre seus valores compartilhados de democracia e seu compromisso compartilhado de manter a ordem internacional baseada em regras no Mar Vermelho e ao redor do mundo para proteger o comércio global. Eles também falaram sobre a orientação estratégica recentemente lançada por Franchetti, o Plano de Navegação para a Marinha de Guerra da América, e o papel dos sistemas robóticos e autônomos em conflitos futuros e no suporte à conscientização do domínio marítimo em toda a força Conjunta e Combinada.
A Alte Franchetti observou que os EUA continuam a fazer parcerias estreitas com o Brasil e permanecem comprometidos em manter um relacionamento fundado em interesses estratégicos compartilhados e aguardam oportunidades futuras para integrar, treinar e operar juntos.
FONTE: USN