O Captain Dave Snowden foi removido do comando do USS Harry S. Truman (CVN-75) na quinta-feira, de acordo com uma notificação do Congresso.

De acordo com a notificação, Snowden foi removido devido à perda de confiança em sua capacidade de comando após a colisão ocorrida em 12 de fevereiro, entre o USS Truman e o navio mercante MV Besiktas-M na costa do Egito, perto da entrada do Canal de Suez.
A colisão noturna danificou o porta-aviões, perfurando o casco acima da linha d’água, no quarto de estibordo do navio, e danificando um sponson localizado à ré do seu elevador de estibordo. Não foi relatado nenhum tripulante ferido.
“Os danos avaliados incluem a parede externa de duas salas de armazenamento e um espaço de manutenção. Externamente ao navio, os danos avaliados incluem um espaço de manuseio de linha, a plataforma acima de um dos espaços de armazenamento”, diz uma declaração da US 6th Fleet, completando que “O elevador de aeronaves número três não sofreu danos e está totalmente operacional.”
O porta-aviões está no porto, na Baía de Souda na Grécia, para inspeção e reparos, informou a USN.
Snowden é graduado de 1996 da Academia Naval dos EUA e piloto de caça. Ele foi Imediato do Truman e comandou o USS San Antonio (LPD-17).
A US Navy informou que o comandante do USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69), Captain Christopher “Chowdah” Hill, comandará o Truman interinamente, enquanto seu porta-aviões passa por um período de manutenção, após 9 meses de deployment no Mar Vermelho.
FONTE: USN
ADAPTAÇÃO: DAN