O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques, esteve a bordo da Fragata “Independência”, durante operação realizada entre 16 e 19 de junho, envolvendo o lançamento de armas por meios operativos da Marinha do Brasil.
“Foi uma enorme satisfação estar a bordo de um navio novamente, presenciar o êxito do planejamento e da execução das atividades programadas, a integração dos Setores do Material e Operativo da Marinha, e constatar o profissionalismo, a tenacidade e o esmero de todos os militares envolvidos”, afirmou.
Na ocasião, vários Sistemas de Armas da Marinha foram testados, com destaque para o lançamento, com sucesso, de quatro bombas por caça AF-1, no casco da antiga Corveta “Inhaúma”; e para o Míssil Ar-Superfície (MAS) Penguim, que atingiu o alvo após disparo realizado pela aeronave SH-16 Seahawk N-3037.
A Operação contou com a participação do Navio Doca Multipropósito Bahia (G 40), da Fragata Independência (F 44), da Corveta Barroso (V 34), do Navio de Apoio Oceânico Purus (G 152), do Navio Patrulha Oceânico Apa (P 121), do Submarino Tupi (S 30) e das aeronaves UH-12 Esquilo, UH-15 Super Cougar e SH-16 Seahawk.
FONTE E FOTOS:MB