Comandante da Marinha expõe a situação real da Marinha durante seção na CREDN

Por Luiz Padilha

Durante seção na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) ocorrida ontem (17/4/2024), o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, usou seu tempo para expor a situação real da Marinha aos parlamentares presentes.

Disponibilizamos abaixo o vídeo com a fala do AE Olsen durante a seção, para que os leitores do Defesa Aérea & Naval possam avaliar o que será não só da Marinha, mas do próprio país, se algo não for feito para que no futuro, a Esquadra Brasileira não fique refém de apenas algumas unidades para cuidar de nosso entorno estratégico.

Conseguirá a Marinha do Brasil realizar sua função primária com os meios existentes se ocorrerão mais descomissionamentos até 2028? Pela fala do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, sem a previsibilidade orçamentária para conclusão dos projetos estratégicos e com o investimento de apenas 1,1% do PIB, programas como Fragata Tamandaré e Submarinos Classe Riachuelo poderão ser afetados.

A falta de previsibilidade orçamentária e os cortes/retenção do orçamento, obriga a Marinha a renegociar prazos de contratos, o que acaba atrasando e muito a chegada de novos meios, sem contar que isso acaba prejudicando bastante a imagem da Marinha e do país junto aos grandes players do mercado de defesa.

Estamos na expectativa de que reuniões como essa venham a alertar e impactar de forma definitiva os parlamentares presentes, a fim de que verbas suplementares possam ser alocadas para que não ocorram mais atrasos no reaparelhamento da Marinha, e assim, a mesma possa cumprir com sua função primária, que é a de monitorar a costa brasileira e garantir a segurança dos mares e dos rios de nosso país.

Sair da versão mobile