Por Alejandro Sanchez
O Porta-Aviões São Paulo (A 12) não será desativado e está passando por reparos, informou o comandante da Marinha do Brasil, AE Eduardo Leal Ferreira, durante o National Bureau of Asian Research em 26 de setembro.
“Estamos trabalhando com a DCNS [Direction des Constructions Navales et Services] afim de encontrar uma solução técnica para ter o seu sistema de propulsão modernizado”, disse Leal Ferreira disse em resposta a perguntas da IHS Jane’s sobre o estado do navio. A catapulta do navio também tem problemas.
O AE Leal Ferreira disse que a reforma do NAe São Paulo é a terceira opção na lista de prioridades da Marinha, vindo após o Programa de Desenvolvimento de Submarinos e das corvetas classe Tamandaré.
Ele também disse que o casco do porta aviões está em perfeitas condições”. Em 5 de Novembro de 2015, IHS Jane’s relatou que rachaduras poderiam ter sido encontradas no casco, mas a Marinha do Brasil na época disse que a avaliação era infundada.
O NAe São Paulo , anteriormente Foch da classe Clemenceau, serviu à Marinha francesa, sendo adquirido pelo Brasil em 2000, para substituir o Nael Minas Gerais (A 11), mas a sua atividade operacional foi seriamente reduzida nos últimos anos.
FONTE: IHS Jane’s Defence Weekly