No último dia 13 de junho, o Contra-Almirante Walter Eduardo Bombarda, Comandante da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL) presidiu a cerimônia alusiva à substituição dos Navios de Bangladesh.
Após pouco mais de quatro anos na Área de Operações Marítima (AMO), uma média de 230 dias de mar por ano e 1.800 interrogações de navios por ano, despediram-se os navios BNS Osman e BNS Madhumati em cerimônia realizada no Porto de Beirute. Chegam para substituí-los os navios BNS Ali Haider e BNS Nirmul, respectivamente.
Estiveram presentes à cerimônia o Embaixador de Bangladesh no Líbano, Gausul Azam Sarker, o Comandante da Marinha do Líbano, Contra-Almirante Nazih Al Jbeily e o Contra-Almirante Aurangzeb Chowdhury – Subchefe de Operações da Marinha de Bangladesh.
A FTM – CGT 448 – é composta pelos GTs 448.01, 448.02 e o 448.03. O primeiro é formado pelos dois navios de Bangladesh, um da Marinha da Turquia e um da Marinha da Indonésia. A Fragata Liberal compõe o GT 448.02. Dois navios da Marinha da Alemanha e um da Marinha da Grécia compõem o 448.03. Atualmente oito navios integram os meios da FTM UNIFIL comandados pelo Almirante brasileiro.