Em 31 de julho, o Comandante de Operações Navais da Marinha dos Estados Unidos da América (EUA) (equivalente ao Comandante da Marinha), Almirante John Michael Richardson, realizou visita protocolar ao Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. Na ocasião, assistiu a uma apresentação sobre a Marinha do Brasil, conduzida pelo Oficial Anfitrião, Contra-Almirante Claudio Henrique Mello de Almeida, participando, em seguida, de reunião bilateral, em que foram tratados diversos assuntos de interesse entre as duas Forças.
Nesse mesmo dia, o Almirante Richardson ministrou palestra sobre o tema “Estratégia Nacional de Defesa (END) dos EUA e os esforços marítimos da Marinha dos EUA em apoio à END”, no Auditório Tamandaré, da Escola de Guerra Naval, para uma audiência composta por Oficiais-Alunos dos Cursos de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM) e de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS), além dos Almirantes, Oficiais Superiores em cargos de Comando e Direção e Oficiais-Alunos do Curso Superior (C-SUP) na Área Rio.
No dia 1º de agosto, o Comando em Chefe da Esquadra recebeu a visita de uma comitiva do Comandante de Operações Navais da Marinha dos Estados Unidos da América (CNO), Almirante de Esquadra John M. Richardson, composta por outros nove integrantes, entre eles a Assessora Política Victoria Krikorian; o Adido de Defesa dos EUA no Brasil, Coronel Lorenzo Harris; o Adido Naval dos EUA no Brasil, Capitão de Mar e Guerra Benedict Clark; e o Chefe do Escritório de Ligação Militar, Capitão de Fragata Jose Gomez.
Após se reunir com o Comandante em Chefe da Esquadra e com os Comandantes das Forças de Submarino, de Superfície e Aeronaval da Marinha do Brasil, o Almirante John Richardson conheceu o Centro de Operações da Esquadra.
Em seguida, a comitiva do CNO se dirigiu ao Navio Doca Multipropósito Bahia (G 40), onde foi realizada uma breve apresentação sobre o navio, com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e visitação ao passadiço, torre de controle, convoo, complexo hospitalar e praça de máquinas.
A visita ao Complexo Naval de Mocanguê integrou o programa de eventos oficial do Comandante de Operações Navais da Marinha dos EUA ao Brasil e teve por finalidade estreitar as relações entre as Marinhas Amigas.
FONTE: MB
FOTOS: MB e USN