China – Terceiro porta-aviões chinês está quase concluído

Por Steven Stash

Um grande estaleiro de Xangai está sendo significativamente expandido em meio à notícia de que os trabalhos começaram no quarto porta-aviões da China.

O South China Morning Post (SCMP) relata que o estaleiro Jiangnan está iniciando uma expansão de três anos que incluirá um novo projeto de navio e centro de pesquisa, oficinas adicionais, instalações de fabricação, cais e outras infraestruturas de construção naval. Parte do novo estaleiro apoiará o trabalho de embarcação comercial do estaleiro, mas muito parece estar focado no programa de construção de porta-aviões da Marinha do Exército de Libertação do Povo (PLAN).

Porta aviões Type 001 – Liaoning

O primeiro porta-aviões da China, o Type 001 Liaoning, foi reconstruído em um casco de porta-aviões ucraniano inacabado e pode ser considerado uma variante modernizada do porta-aviões soviético da classe Kuznetsov. A China construiu uma versão melhorada do Liaoning, designada Type 001A, que chamou de Shandong.

Os terceiro e quarto porta-aviões da PLAN terão um design inteiramente novo, chamado de Type 002. Espera-se que sejam muito maiores do que o Liaoning e o Shandong e, ao contrário desses navios, que usam rampas (Ski Jump), para auxiliar os aviões na decolagem, serão equipados com catapultas eletromagnéticas.

Navios equipados com catapulta podem lançar aeronaves maiores e mais pesadas, e essas aeronaves usam menos combustível na decolagem, de modo que podem carregar mais armas. voar por mais tempo e mais longe antes de precisar retornar. A maioria dos porta-aviões da Marinha dos EUA utiliza catapultas movidas a vapor. Os novos porta-aviões da classe Ford apresentam catapultas eletromagnéticas, que são mais fortes e eficientes do que a vapor.

Porta aviões Type 001A – Shandong

O SCMP também informa que a construção do primeiro Type 002 será concluída no primeiro semestre deste ano e que a construção do segundo está em seus estágios iniciais. Mesmo que a montagem possa ser concluída em breve, o Type 002 pode não estar pronto para serviço operacional até meados da década. O equipamento completo e os testes de mar podem levar um ano ou mais, e então sua tripulação terá que treinar e certificar o navio, o que provavelmente levará mais tempo por ser um novo design e equipado com uma nova tecnologia.

Alguns observadores descrevem este novo progresso como uma aceleração dos planos de construção naval da China, apesar dos relatos de que a construção estava enfrentando obstáculos e orçamentos apertados estavam forçando a PLAN a reduzir suas ambições. Mas, até agora, esse progresso está alinhado com os relatórios de um ano atrás, de que os dois porta aviões planejados seriam concluídos, mas os planos para um quinto porta aviões com um novo design, o Type 003, estavam sendo suspensos.

Porta aviões Type 002

Relatórios de dificuldades técnicas com os Type 002 não impedem que os navios sejam construídos, mas pode significar que seu equipamento final e testes de mar levarão muito mais tempo do que o esperado para serem concluídos.

O USS Gerald R. Ford da Marinha dos EUA enfrentou obstáculos técnicos de “primeiro da classe” semelhantes. Depois que o navio foi lançado em 2013, ele não foi comissionado pela Marinha até 2017, após longos reparos e retrabalhos exigidos pela tecnologia não testada do navio terem sido concluídos. A primeira implantação planejada do navio mudou de 2018 para 2020, e agora possivelmente estará pronto em 2022.

O projeto do Type 003 é especialmente desafiador porque se espera que seja o primeiro navio de superfície da PLAN movido a energia nuclear. O estaleiro Jiangnan em expansão pode sinalizar otimismo no projeto do Type 003, mas caso não ocorra, a China poderia optar por construir um terceiro Type 002. Se o Type 003 for concluído, a PLAN terá quatro projetos de porta aviões significativamente diferentes, o que criará uma grande logística e desafio de manutenção para manter a operação de sua frota de porta aviões.

USS Gerald R. Ford (CVN 78)

Para ajudar a aliviar a carga de manutenção, uma doca seca gigante e um pátio de reparos na Ilha de Hainan, no Mar da China Meridional, estão quase concluídos, e serão grandes o suficiente para acomodar os porta-aviões Type 002 e Type 003.

Se os porta-aviões forem concluídos, o próximo desafio da PLAN será treinar um quadro suficiente de novos pilotos e tripulação para operar os novos navios gigantes. Também terá que superar desafios persistentes no projeto e fabricação de um caça a jato de próxima geração para aproveitar ao máximo a capacidade de catapulta do Type 002.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: The Diplomat

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