Por Roberto Caiafa
O Porto de Paranaguá recebeu na última segunda-feira (19) um carregamento com 52 veículos blindados (usados) destinados ao Exército Brasileiro (EB), desembarcados do SLNC CORSICA.
Cedidos em condições vantajosas pelo United States Army via Foreign Military Sales (FMS), deverão passar por uma adaptação para os padrões do EB.
O recebimento desses blindados envolveu o 5º Batalhão Logístico (5ª Brigada de Cavalaria Blindada), o 5º Parque Regional de Manutenção, a 5ª Região Militar e a Diretoria de Material do Exército.
Ao todo, quatro tipos foram recebidos. As 34 unidades do M-577 (12 toneladas), veículo de esteiras usado como posto de comando e ambulância, são os mais aguardados, já que sua posse significa o fim de uma antiga lacuna operacional.
Outras 12 unidades do M-113 (11 toneladas) utilizado como transporte de sistemas de artilharia e tropas foram desembarcados, mais quatro unidades do M-88 (52 toneladas), estes usado para salvamentos e socorro pesado (veículo especializado de resgate) de carros de combate.
Fechando os trabalhos em Paranaguá, dois obuseiros autopropelidos M-109 (22 toneladas, 155 mm) foram entregues. Essa dupla deverá fornecer peças a frota desse modelo existente no Exército enquanto um lote de 36 unidades mais modernas, adquiridas via Foreign Military Sales (FMS), estão sendo submetidas a modernização pela BAE Systems América nos Estados Unidos.
Segundo o coronel Everton Pacheco da Silva, da Diretoria de Material do Exército, o Porto de Paranaguá foi o escolhido para a operação pela experiência na movimentação de cargas especiais das Forças Armadas.
“Sempre que trazemos peças e equipamentos de fora, usamos o Porto de Paranaguá. Além da proximidade de Curitiba (capital do Estado do Paraná, sul do Brasil), o porto tem tradição neste tipo de operação”, afirma o militar. Em 2012, uma movimentação parecida já aconteceu por ali. Na época, foram desembarcados carros de combate provenientes da Alemanha.
FOTOS: Porto de Paranaguá e EB