Chega ao Rio o submarino que caçou o “Outubro Vermelho”

USS-Dallas-SSN700-no-Rio
USS Dallas SSN 700 em sua chegada ao Rio de Janeiro

Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha

Quando o USS Dallas (SSN 700) entrou hoje pela manhã na Baía de Guanabara, foi impossível não lembrar do filme “A Caçada ao Outubro Vermelho”. No filme, o submarino da Classe Los Angeles, recebe a bordo o analista da CIA Jack Ryan (inerpretado pelo ator Alec Baldwin) que convence o seu Comandante a contactar o Capitão Mark Ramius (Sean Connery), Comandante do Outubro Vermelho, um novo submarino soviético cuja Propulsão magnetoidrodinâmica o deixa indetectável, de que o mesmo tinha a intenção de desertar e não atacar os EUA.

Cena do filme quando Jack Ryan é baixado de um Sea King até o USS Dallas

Com seus 110,3m de comprimento, o submarino norte-americano impressiona pelas sua dimensões. Deslocando 6.900 toneladas, o Dallas completou nesta última sexta-feira (18), 33 anos de seu comissionamento na US Navy (18.07.1981).

USS-Dallas-SSN-700-no-Rio

Em 2013, a US Navy anunciou que iria retirar o Dallas do serviço ativo mas, no entanto, determinou que a sua aposentadoria seria adiada para o ano fiscal de 2017, quando finalmente será transformado em um navio-museu, passando a pertencer ao acervo do Dallas Maritime Museum, ao longo das margens do Rio Trinity, no Texas.

Sair da versão mobile