Entre os dias 22 de setembro a 17 de outubro, uma equipe da Divisão de Pesquisa Operacional do Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) embarcou no Submarino Riachuelo (S 40) para apoiar os Testes Exploratórios da Fase de Execução da Avaliação Operacional dessa classe de submarinos.
Testes Exploratórios consistem em um conjunto de experimentos controlados, em que se busca o maior realismo possível. Tem o propósito de obter dados para o desempenho operacional do meio, visando otimizar seu emprego e apoiar o processo de tomada de decisões, quanto à obtenção, ao apoio logístico, à Gestão do Ciclo de Vida e às modificações do sistema avaliado.
Os Testes Exploratórios do Submarino (TES) foram realizados por ocasião da Comissão “Tropicalex 2023”, na área marítima entre o Rio de Janeiro e Salvador. Houve a participação do Submarino Tikuna (S 30), da Fragata Constituição (F 42), do Navio de Socorro Submarino Guillobel (K 130) e uma Aeronave SH-16 Seahawk, do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1), englobando exercícios simulados de ações de guerra antissuperfície e antissubmarina, incluindo o lançamento de torpedo de exercício.
O CASNAV é uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), que busca prover soluções, prioritariamente, nas áreas de Pesquisa Operacional, Criptologia, Tecnologia da Informação e Simulação, sob a coordenação do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro, trabalha para o desenvolvimento científico e tecnológico da Marinha.