Depois de mais de três décadas, o blindado brasileiro Cascavel continua em operação na Líbia. Na última quinta-feira, 11, a foto do veículo foi estampada no jornal americano New York Times, que noticiava que as Forças Armadas dos EUA conseguiram libertar do domínio do Estado Islâmico a maior parte de Surt, cidade costeira da Líbia.
O CASCAVEL
Produzido em São José dos Campos pela Engesa, o blindado alcançou enorme sucesso internacional desde que começou a ser feito, em 1980. Além do Brasil, onde ainda existem mais de 200 unidades em operação, o blindado foi exportado amplamente para países como Iraque, Líbia, Colômbia e Chipre e, em menor quantidade, para Bolívia, Equador, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Ele compartilha alguns componentes mecânicos com o Urutu, outro blindado produzido pela Engesa, apesar de terem propostas diferentes – enquanto o Urutu transporta tropas, o Cascavel é um veículo de reconhecimento e combate ligeiro. Seu armamento padrão é um canhão de 90 mm, além de metralhadoras secundárias junto à torre.
FONTE: New York Times via Indústria de Defesa e Segurança