Canadá confirma Type 26 para o Surface Combatant Program após briga na justiça

Richard Lawrence Photography

Por Jon Rosamond

Uma equipe da indústria liderada pela Lockheed Martin foi selecionada para o projeto final da futura fragata da Royal Canadian Navy (RCN), depois de sobreviver a um desafio legal por um concorrente rival.

Autoridades em Ottawa confirmaram que o Global Combat Ship Type 26 da BAE Systems, será o modelo para o Combatente de Superfície Canadense (CSC), o carro-chefe da frota da RCN durante as décadas de 2030 e 2040.



O estaleiro Irving Shipbuilding – que foi escolhido como construtor de navios de combate do Canadá há alguns anos – deverá cortar o aço para o primeiro dos 15 navios de guerra planejados em seu estaleiro de Halifax, Nova Escócia, no início dos anos 2020.

A equipe da Lockheed Martin / BAE Systems foi escolhida como concorrente preferencial para o projeto do navio em outubro de 2018, superando a rival Alion Science and Technology (que oferecia uma versão da fragata De Zeven Provinciën da marinha holandesa) e a Navantia (com a fragata F-105 da Espanha).

No entanto, os críticos acusaram os chefes de aquisições de estabelecer condições para favorecer o “navio de papel” britânico não comprovado, pois declarações anteriores haviam sugerido que apenas projetos de embarcações que já estavam em serviço seriam consideradas.

Em novembro, Alion pediu ao Tribunal Federal do Canadá para bloquear a decisão, alegando que o Type 26 não conseguiu cumprir a velocidade e outros requisitos da RCN. Isso levou a uma investigação do Canadian International Trade Tribunal, que descartou o caso de Alion em 30 de janeiro.

Em 8 de fevereiro, o governo confirmou sua decisão original e anunciou a concessão de um contrato inicial de US $ 140 milhões a Irving Shipbuilding para personalizar o design do Type 26. A Irving imediatamente concedeu um subcontrato à Lockheed Martin Canada para realizar este trabalho, o que provavelmente levará de três a quatro anos.

Irving pretende completar o último dos seis navios de patrulhamento no Ártico, classe Harry DeWolf, antes de iniciar a construção do primeiro CSC.

O programa CSC visa substituir 12 fragatas da classe Halifax recentemente modernizadas e três destróieres de classe Iroquois já aposentados. Com um orçamento total estimado de até US $ 45 bilhões, é o maior e mais complexo exercício de aquisição já realizado pelo governo canadense.

Fragata HMSC Montreal, classe Halifax

O sistema de gerenciamento de combate CMS 330 da Lockheed Martin está no coração do novo navio. Além da BAE Systems, a equipe vencedora também inclui a CAE (soluções de treinamento); L3 Technologies (gerenciamento de plataformas, comunicações, armazenamento de armas e sistemas de manuseio de torpedos, sensores eletro-ópticos / infravermelhos e portas de hangar) e Ultra Electronics (sistemas de sonar ativo de baixa frequência montados no casco e rebocados).

A MDA supervisionará o projeto e a integração do pacote de guerra eletrônica – incluindo um sistema de aviso e contramedidas a laser para proteger contra ameaças emergentes guiadas por laser – o que a empresa descreve como um “sistema avançado de radar crítico para o sistema de armas integrado do CSC”.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Public Services and Procurement Canada, o programa CSC fornecerá a RCN “navios modernos e capazes para monitorar e defender as águas do Canadá, continuar contribuindo com as operações navais internacionais por décadas e despachar rapidamente forças em todo o mundo, a curto prazo.”

Enquanto isso, o Ministério da Defesa da Grã-Bretanha está adquirindo oito fragatas Type 26 para a Marinha Real enquanto a Austrália está adquirindo nove cascos sob seu programa SEA 5000 (classe Hunter).

Medindo 492 pés da proa à popa e deslocando mais de 8.000 toneladas (carga total), o projeto de linha de base apresenta avançadas capacidades de guerra anti-submarino, um sistema de lançamento vertical MK 41 de 24 células para mísseis de cruzeiro Tomahawk e outras armas de ataque de longo alcance, um silo de 48 células para mísseis de defesa aérea Sea Ceptor e um canhão 5 polegadas. Seu convoo  pode operar helicópteros do tamanho do Chinook CH-47.

FONTE: USNI News

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

COLABOROU: Felipe Maia



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