Brasil dá primeiros passos para a construção do Submarino com propulsão Nuclear

Na manhã desta quarta-feira (04/10), a ICN e a Marinha do Brasil realizaram a Cerimônia do Corte da 1ª chapa da Seção de Qualificação do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear Álvaro Alberto. O evento, que pode ser classificado como o marco decisivo do processo construtivo do futuro submarino movido à energia nuclear, contou com a presença de diversas autoridades da Marinha, como o Diretor Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico, Almirante de Esquadra Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar, do Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, Vice-Almirante (EN) Sydney Santos Neves, dos Diretores da ICN, representados no palco pelo Diretor Presidente Renaud Poyet e também de Integrantes da força de trabalho da ICN e demais convidados.

Diretor Presidente da ICN Renaud Poyet

Após a execução do Hino Nacional, o Diretor Presidente da ICN Renaud Poyet compartilhou a alegria em participar desse momento simbólico para a ICN e para a Marinha: “Este marco é motivo de muito orgulho para mim e para todos os colaboradores da ICN. A construção da Seção de Qualificação antecede a construção da primeira seção que, efetivamente, poderá ser parte do casco resistente do submarino: Um passo que vai elevar a nossa tecnologia ao nível de países como a França, Estados Unidos, China, Inglaterra e Rússia. E a Marinha do Brasil, no comando deste moderno meio, terá todas as condições de proteger o vasto litoral brasileiro. Estou muito feliz em fazer parte deste dia junto a todos os responsáveis por atingir esta grande conquista”, ressaltou.

Almirante de Esquadra Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar (DGDNTM)

Em seguida, o Almirante Petrônio também discursou sobre a importância desta cerimônia. Segundo ele, o corte da 1ª chapa do submarino à propulsão nuclear representa um grande avanço para o projeto como um todo. “Esta chapa fará parte de uma das cavernas que irá compor a Seção de Qualificação do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear. Por conta da importância deste momento, é até difícil transmitir o seu significado em palavras. Mas o que eu posso dizer é que é uma satisfação saber que brasileiros da Marinha e da ICN, estão construindo submarinos com essa tecnologia de ponta”, comentou o Almirante Petrônio.

Participaram da Cerimônia o Secretário Naval de Segurança Nuclear e Qualidade (ANSNQ), Almirante de Esquadra Flávio Augusto Viana Rocha, o Assessor-Chefe do Diretor-Geral, Almirante De Esquadra Alexandre Rabello de Faria, representantes da Amazul, Naval Group, Atech, Novonor, CBS, NUCLEP e COGESN.

SEÇÃO DE QUALIFICAÇÃO

O corte da primeira chapa representa o início da confecção da estrutura que compõe a chamada Seção de Qualificação, etapa responsável por garantir que engenheiros, técnicos e operários possam realizar suas atividades em fase de testes. Ela certifica que todos os processos atendem às especificações e possuem o nível de qualidade necessário para a homologação e autorização para o início da construção do casco do submarino.

As características desse modelo de submarino elevam a capacidade do Brasil de proteger e patrulhar as riquezas marítimas, contribuindo para a garantia e a proteção dos interesses nacionais.

FONTE: Itaguaí Construções Navais (ICN)

Sair da versão mobile