Após 51 anos de serviços prestados à US Navy, o porta-aviões USS Enterprise (CVN 65) vai ser desativado em 1 de dezembro de 2012, em uma cerimônia a ser realizada na Estação Naval de Norfolk.
A cerimônia será o último evento oficial público do navio, e servirá como uma celebração da vida para o navio e os mais de 100.000 marinheiros que serviram a bordo. Os detalhes da cerimônia ainda estão sendo finalizados, no entanto, milhares de veteranos do navio são esperados para participar do evento.
Comissionado em 25 de novembro de 1961, é o oitavo navio a ostentar o nome Enterprise, o “Big E” é o primeiro navio-aeródromo movido a energia nuclear.
Um veterano de 25 deployments para o Mar Mediterrâneo, Oceano Pacífico e Oriente Médio, o Enterprise atuou em quase todos os mais importantes conflitos. Desde a crise dos mísseis em Cuba em 1962 a seis deployments em apoio a Guerra do Vietnã, durante a Guerra Fria e a Guerra do Golfo, o Big “E” estavava lá.
Em 11 de setembro de 2001, abortou o retorno a sua Base, após um longo deployment, devido aos ataques terroristas, se deslocando imediatamente para o norte do Mar Arábico. Big ‘E’ entrou mais uma vez para a história quando lançou os primeiros ataques de apoio directo a Operação Enduring Freedom.