Com as presenças do Presidente do Grupo SYNERGY, Dr. German Efromovich e do Presidente Do EISA, Dr. Josuan Moraes Junior, a cerimônia foi marcada pelo assentamento do primeiro bloco da quilha do NPa “Magé” e pelo ato simbólico de “martelar” o último cravo da placa comemorativa do evento. A ação foi executada pelo Diretor-Geral do Material da Marinha e representa o “nascimento” da embarcação.
O NPa “Magé” faz parte de uma série de 27 navios a serem construídos a partir do projeto desenvolvido pela empresa francesa “Constructions Mécaniques de Normandie” – CMN. Os dois primeiros navios da classe, encomendados ao Estaleiro INACE, o NPa “Macaé” e NPa “Macau”, já foram transferidos para o Setor Operativo e encontram-se em plena operação, protegendo a “Amazônia Azul”, nas Águas Juridicionais do 1º e 3º Distritos Navais, respectivamente.
Esses navios destinam-se ao patrulhamento das Águas Jurisdicionais Brasileiras, devendo executar diversas tarefas, dentre elas, em tempo de conflito, efetuar patrulha para a vigilância e defesa do litoral, de áreas marítimas costeiras e das plataformas de exploração/explotação de petróleo no mar e contribuir para defesa de porto; e, em situação de paz, promover a fiscalização que vise o resguardo dos recursos do mar territorial, da zona contígua e zona econômica exclusiva, reprimir às atividades ilícitas (pesca ilegal, contrabando, narcotráfico e poluição do meio ambiente marinho), bem como contribuir para a segurança das instalações costeiras e das plataformas marítimas contra ações de sabotagem e realizar operações de busca e salvamento na área de responsabilidade do Brasil.
FONTE: Nomar