O dispositivo permite que as forças especiais pssam lançar operações a quilômetros de distância do seu alvo, mantendo o pessoal em segurança e utilizando a embarcação como um decoy.
Especialistas dizem que este tipo de embarcação pode ser operado em grupos, para simular um ataque, enquanto soldados do SBS (Special Boat) lançam ataques em outros lugares.
O Pacific 950, da Bae Systems, é capaz permanecer no mar até 10 dias e está armado com uma metralhadora que é recarregada automaticamente.
Um oficial da reserva do SBS disse: “Imagine quatro ou cinco destes barcos com manequins a bordo, para parecer que estão tripulados, e enviá-los para o inimigo. Como vão estar sob ataque, vão voltar sua principal força de ataque para outros lugares ao longo da costa e você exclui totalmente o risco de usar pessoas nessa missão, reduzindo o número de mortos ou feridos, aumentando as operações marítimas”.
Equipado com armas, seria ideal para ser empregado no Golfo onde a Marinha Real tem poucos navios, eles poderiam ser utilizados para ajudar na escolta de navios mercantes britânicos.
O barco-drone da Bae vai ser revelado em uma mostra militar que acontece em Londres no mês que vem.
FONTE E FOTO: Daily Star