Por Guilherme Wiltgen
A Marina de Guerra del Perú, incorporou o BAP Tacna (ARL-158), ex-HNLMS Amsterdam, um Navio de Apoio Logístico (NApLog) construído nos estaleiros Merweide, Hardinxveld and Royal Schelde (Holanda) entre 1992-1995.
Batizado de HNLMS Amsterdam (A-836), entrou em serviço na Marinha Real holandesa em 2 de Setembro de 1995, adquirido pela Marinha do Peru em junho de 2014 e incorporado no último dia 4 de dezembro, durante cerimônia ocorrida na Base Naval de Den Helder, quando foi hasteado pela primeira vez a pavilhão nacional peruano.
O novo navio também é capaz de realizar missões de interdição marítima e atuar na luta contra o contrabando e tráfico de drogas, além de fornecer provisões aos demais navios da Esquadra peruana.
O BAP Tacna é esperado para chegar ao Perú no dia 29 de dezembro, quando irá iniciar o seu período operativo, aumentando a capacidade de manter por mais tempo a Esquadra no mar em operação. Devido as suas características, vai poder atuar também no apoio logístico civil, durante as catástrofes naturais, provendo combustível, inclusive de aviação, água, produtos secos e refrigerados, além de contar com um centro médico a bordo e a capacidade de realizar evacuações aeromédicas.
O armamento BAP Tacna consiste em duas metralhadoras Browning M-2HB de 12,7 mm e um CWIS SGE-30 GoalKeeper de 30 mm.
O navio adquirido pelo Peru tem comprimento de 166 metros, largura de 22 metros e calado de 8 metros, com um deslocamento máximo de cerca de 17 mil toneladas. A propulsão é gerada pelos dois motores diesel MAN/Bazan de 24.000 hp (17,897 kW), desenvolvendo uma velocidade de 22 nós. A tripulação é composta de 160 homens.
Possui amplo convoo e o seu hangar tem capacidade para acomodar até três helicópteros Agusta-Bell 412SP ou dois SH-3D Sea King, utilizados pela Aviação Naval Peruana.
FONTE e FOTOS: Marina de Guerra del Perú