BALTOPS 2020: MCMV da Marinha finlandesa opera com o Saab Double Eagle Mark II

Double Eagle II, ROV sa Saab operado pelas marinha da Finlândia no BALTOPS 2020




De acordo com um Tweet divulgado pelas Forças Navais dos EUA Europa / África / 6ª Frota dos EUA em 14 de junho de 2020, a tripulação do MHC Purunpää (41) da Marinha finlandesa, um Mine Countermeasures Vessel (MCMV), da classe Katanpää, operou com o ROV (veículo submarino operado remotamente) Saab Double Eagle Mark II, para realizar tarefas de identificação de minas durante o exercício militar naval da OTAN – Operações Bálticas (BALTOPS) 2020.

MCMV Purumpää

Os navios de contramedida de minas da classe Katanpää são uma classe de três navios MCMV encomendados pela Marinha Finlandesa. O contrato de quase 250 milhões de euros foi concedido ao estaleiro italiano Intermarine SpA em 2006.

As embarcações da classe Katanpää estão equipadas com sistemas avançados de contramedidas para minas, permitindo caçar, localizar e destruir minas navais. Os veículos a bordo são: ROV Saab Double Eagle Mark II e o ROV Atlas Elektronik SeaFox I.

A classe Katanpää está armada com uma arma naval Bofors 40mm L / 70. Tem uma taxa de tiro de 300 tiros por minuto. O canhão é controlado por um sistema de controle de tiro da Atlas Elektronik, operado a partir do Centro de Operações de Combate (COC) ou do Passadiço. Os navios estão armados com acusações de profundidade por afundar submarinos hostis.

A classe Katanpää é alimentada por um sistema de propulsão diesel-elétrico de baixa assinatura que integra dois motores a diesel MTU 8V-396-TE74. Cada motor que aciona um hélice Voith Schneider fornece uma potência de 1.000 kW. O sistema de propulsão fornece uma velocidade de serviço de 13 k e um alcance máximo de 1.500 nm.

Saab Double Eagle Mark II

O Saab Double Eagle Mark II é um veículo operado remotamente (ROV) construído pela empresa sueca de defesa Saab Underwater Systems AB e usado para o detectar minas navais. A modularidade do projeto permite que o operador utilize o veículo para missões de detecção e eliminação de minas. A estabilidade do veículo simplifica a identificação de minas marítimas em condições subaquáticas adversas.

O Double Eagle Mark II é maior, mas mais leve que o primeiro Double Eagle. O sistema está equipado com um braço manipulador extensível, normalmente usado para colocar uma pequena carga explosiva em uma mina.

FONTE: navyrecognition

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile