Por George Allison
Os RIBs, construídos e personalizados na fábrica de RIBs da BAE Systems em Portsmouth, Reino Unido, estão sendo fornecidos à Austrália Austal para equipar dois barcos-patrulha da classe Cape que estão construindo para a Guarda Costeira de Trinidad e Tobago.
“O Pacific 24 é um barco pequeno e ágil que pode ser implantado para uma variedade de tarefas, desde missões de combate à pirataria e combate ao narcotráfico, para forçar as operações de proteção, resgate e logística. É usado por vários clientes militares, incluindo a Marinha Real (Royal Navy), mas sua versatilidade, eficiência de combustível e construção de alta tecnologia também se prestam ao uso por clientes civis.
A versão Mark IV do Pacific 24 incorpora as mais recentes tecnologias na construção do casco, incluindo melhor mitigação e propulsão de choque e fornece segurança extra para embarcações e tripulações, cumprindo rigorosos procedimentos de teste de Segurança da Vida no Mar (SOLAS), incluindo quedas, batidas e auto-righting, tornando-os o barco de escolha para o trabalho da guarda costeira.
Ben Wardle, chefe da cadeia de suprimentos e gerente geral de novas construções da Austal, disse: “O Pacific 24 MarK IV da BAE Systems foi a primeira escolha de barco marítimo para a Guarda Costeira de Trinidad e Tobago. Nosso cliente precisa de garantia de que seus barcos marítimos possam atuar em cenários de vida e morte em ambientes marítimos adversos, inclusive em condições de tempestades e furacões tropicais. O pedigree do Pacific 24, com sua gama de clientes internacionais, incluindo militares, bem como a certificação SOLAS, tornaram o navio ideal para o trabalho.”
O Dr. Brooke Hoskins, Diretor de Produtos e Serviços de Treinamento da divisão de Serviços Marítimos da BAE Systems, disse : “É ótimo ver nossos Pacific 24 a caminho de oferecer uma capacidade aprimorada para a Guarda Costeira de Trinidad e Tobago em colaboração com a Austal. Temos mais de 60 anos de experiência na produção de embarcações especializadas de alta velocidade para clientes militares e civis, que incluem forças especiais, marinhas, exércitos, forças aéreas e governos em mais de 40 países ao redor do mundo. Estou confiante de que a Guarda Costeira de Trinidad e Tobago ficará tão encantada com eles quanto todos os nossos outros clientes.”
No Reino Unido, o Pacific 24 é usado extensivamente na frota de superfície da Marinha Real, sendo embarcado em vários navios de guerra e navios auxiliares da Royal Fleet. Estes incluem os novos porta-aviões HMS Queen Elizabeth e o HMS Prince of Wales, todos os seus destróieres Type 45, fragatas Type 23 e os Ocean Patrol Vessel classe River, Batch I e Batch II.
FONTE: Defence Journal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN