Nos próximos dias, o navio de 6.000 toneladas, realizará uma série de manobras complexas que o levarão do estaleiro da BAE Systems em Govan para uma barcaça antes de ser rebocado rio abaixo para um local de águas profundas no oeste de Escócia.
Uma vez em posição, a flutuação envolverá a base da barcaça sendo lentamente submersa por várias horas até que a HMS Glasgow entre totalmente na água. Ela então retornará ao estaleiro de Scotstoun da BAE Systems no Clyde, onde passará pelas próximas etapas de equipamento antes do teste e comissionamento.
O Secretário de Estado da Defesa, Ben Wallace disse que “A HMS Glasgow entrando na água pela primeira vez é um marco importante para o programa Type 26, que apoia milhares de empregos altamente qualificados na Escócia e em toda a cadeia de suprimentos do Reino Unido. Continuamos a investir na indústria de construção naval britânica para manter a capacidade da Royal Navy de defender nossa nação, enquanto fortalecemos nossa parceria com aliados”.
David Shepherd, diretor do programa Type 26 na BAE Systems disse que
“Ver a HMS Glasgow na água pela primeira vez será um momento de orgulho e emoção para as milhares de pessoas envolvidas neste grande empreendimento. Ela será transferida em breve para nosso estaleiro Scotstoun em Glasgow, onde esperamos instalar seus complexos sistemas e dar vida a ela”.
Os engenheiros da BAE Systems envolvidos na flutuação da HMS Glasgow foram especialmente treinados usando o conjunto de visualização 3D que dá para eles acesso a uma imagel digital completa do navio. Eles monitorarão o navio de perto em todas as etapas do processo, garantindo que a transição seja gerenciada com segurança. O processo de flutuação também será apoiado por engenheiros da Defense Equipment & Support, o agente de entrega do MoD, bem como membros da Royal Navy.
O processo “Float Off” é uma forma mais moderna, eficiente e de baixo risco para um navio entrar na água em comparação com os lançamentos dinâmicos, anteriormente utilizados. O processo está bem comprovado, tendo sido usado para os cinco navios de patrulha offshore construídos pela BAE Systems em Glasgow, o último dos quais foi entregue à Royal Navy em 2020.
A HMS Glasgow está em construção desde que a primeira chapa de aço foi cortado em 2017. O segundo e o terceiro navios, HMS Cardiff e HMS Belfast, estão atualmente em construção em Govan. O processo de construção de cada navio envolve a conclusão de sua estrutura em Govan; equipes qualificadas de metalúrgicos constroem as unidades antes de serem montadas nos blocos dianteiro e traseiro, que são unidos antes da partida do navio. Em Scotstoun, o equipamento do navio é concluído e os sistemas são colocados em funcionamento antes do teste e comissionamento. A HMS Glasgow será entregue à Royal Navy em meados da década de 2020.
No início deste mês, o Ministério da Defesa concedeu à BAE Systems um contrato de £ 4,2 bilhões para construir mais cinco fragatas Type 26 (City Class) para a Royal Navy, sustentando 4.000 empregos na BAE Systems e na cadeia de suprimentos marítima mais ampla do Reino Unido.
FONTE: BAE Systems