Batizado em homenagem ao antigo rei grego, Agamemnon, esse é o sexto dos sete submarinos da Classe Astute, todos projetados e construídos no histórico estaleiro Barrow, da BAE Systems, lar da construção de submarinos do Reino Unido.
Movido a energia nuclear, desloca 7.400 toneladas e possui 97 metros de comprimento, foi lançado do Devonshire Dock Hall hoje (03/10). O Agamemnon agora começará a próxima fase de seu programa de testes e comissionamento, antes de deixar Barrow para testes no mar com a Royal Navy (RN).
Steve Timms, Diretor Executivo da BAE Systems Submarines, disse que “Este é um marco extremamente significativo para todos na BAE Systems, na Defence Nuclear Enterprise e na RN. O projeto e a construção de um submarino movido a energia nuclear são incrivelmente complexos e um esforço verdadeiramente nacional, e presto homenagem aos milhares de pessoas altamente qualificadas que ajudaram a levar o Agamemnon a este estágio. Os submarinos são um componente vital das capacidades de defesa do Reino Unido e agora devemos trabalhar coletivamente para garantir que o Agamemnon esteja pronto para se juntar aos demais submarinos da Classe em serviço na Royal Navy.”
O Comandante do Agamemnon, Commander David ‘Bing’ Crosby, disse que “Ainda há muito a fazer até que consigamos tirar o Agamemnon de Barrow, mas toda a força de trabalho deve estar cheia de orgulho pelo que eles conquistaram com esta construção até agora. Estou ansioso para trabalhar com nossos amigos da BAE Systems, da Submarine Delivery Agency e da Defence Nuclear Enterprise para fazer o Agamemnon passar por esses testes finais e ficar pronto para sua saída de Barrow.”
Os submarinos da Classe Astute são os maiores e mais avançados submarinos de ataque já construídos para a RN. Sua tecnologia nuclear de última geração significa que eles nunca precisam ser reabastecidos e, como eles fabricam seu próprio oxigênio e água potável para seus 98 tripulantes, são capazes de circunavegar o globo sem a necessidade de emergir.
Os primeiros cinco submarinos da classe, o HMS Astute, o HMS Ambush, o HMS Artful, o HMS Audacious e o HMS Anson, foram entregues à Marinha Real, com o trabalho bem encaminhado para o último da Classe Astute, o Agincourt.
FONTE: BAE Systems