O navio de aprovisionamento logístico BAC Patiño está em direção do Canadá. Ao longo dos próximos meses, a unidade será operada pela Marinha canadense.
Quinta-feira passada, o navio de aprovisionamento logístico, em espanhol, Buque de Aprovisionamiento de Combate (BAC) Patiño (A14), deixou o porto de Ferrol, no norte do país e dirigiu-se para o Canadá. Depois de chegar ao destino, a unidade irá participar nos exercícios EUA-Canadá TGEX-216 (task group exercise), realizados na costa leste dos Estados Unidos. No deck estão 35 marinheiros canadenses que começam a preparação para o serviço do navio.
Em dezembro, o comando da Armada Española (Marinha espanhola) anunciou o plano para alugar ao Canadá 2 navios de abastecimento. Ao longo dos próximos dois meses o BAC Patiño irá apoiar as atividades operacionais da Royal Canadian Navy (RCN, Marinha Real Canadense).
Em setembro, a tarefa do BAC Patiño será passada ao BAC Cantabria (A15). Ele permanecerá no Canadá até novembro.
A RCN não tem a capacidade de abastecer seus navios e apoiar as forças-tarefas maiores no mar. Ottawa tem planos para a aquisição de dois novos navios de abastecimento. O custo de aquisição é calculado em CAD$2,6 bilhões. As primeiras unidades deverão entrar em serviço em 2022.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker
FONTE: Altair