Por Andrew Greene
A Marinha australiana começou discretamente a examinar se submarinos de fabricação alemã poderiam fornecer capacidade temporária à Austrália antes que uma futura frota de design francês de US $ 90 bilhões entre em serviço dentro de uma década.
Pontos chave:
- Uma frota de design francês deve entrar em serviço na década de 2030
- O Departamento de Defesa se recusa a confirmar ou negar se um oficial sênior da marinha está examinando o submarino Tipo 214 produzido pela empresa alemã TKMS.
- Outra revisão confidencial da Defesa recomendou que submarinos não tripulados sejam investigados e que as atualizações para a atual frota da classe Collins australiana sejam feitas.
O Departamento de Defesa também está procurando outras opções drásticas, como acelerar as atualizações para a atual frota australiana da classe Collins, o que significaria que o lucrativo trabalho de manutenção do submarino provavelmente permaneceria em Adelaide.
Fontes do departamento disseram que o Diretor Geral de Submarinos da Marinha, Comodoro Timothy Brown, iniciou recentemente um estudo preliminar de submarinos Tipo 214 fabricados pela empresa alemã TKMS, embora a Defesa se recuse a confirmar ou negar a atividade.
O Tipo 214 é um submarino diesel-elétrico operado por várias marinhas, incluindo Coreia do Sul, Portugal e Grécia, mas não atende a todos os requisitos da Austrália para uma futura frota que eventualmente substitua os antigos submarinos da classe Collins.
Uma figura da Defesa, que falou à ABC sob condição de anonimato, disse que o estudo de escopo do Commodore Brown estava sendo conduzido exclusivamente pela Marinha e separado do Capability and Sustainability Group (CASG) do departamento, que supervisiona as aquisições militares da Austrália.
O Comodoro Brown está explorando se seria possível para a Marinha modificar um submarino Tipo 214 para propósitos australianos, bem antes da data de entrega esperada de futuros submarinos franceses.
Um porta-voz do Departamento de Defesa se recusou a dizer se o Comodoro Brown foi encarregado de explorar possíveis opções de submarinos alemães para a Marinha australiana.
Em 2016, a TKMS da Alemanha apresentou uma proposta malsucedida para projetar e construir a futura frota de submarinos da Austrália, um contrato de defesa de US $ 90 bilhões que acabou sendo concedido à empresa francesa Naval Group (então conhecida como DCNS), que também prevaleceu sobre outra proposta da Governo japonês.
Nos últimos meses, as frustrações do governo federal com o Naval Group aumentaram e na Defesa há temores de que a Austrália possa precisar de uma nova capacidade de submarino muito antes que o primeiro dos submarinos de projeto francês entre em serviço em meados da década de 2030.
O senador independente Rex Patrick, um crítico de longa data do Naval Group, deu as boas-vindas ao aparente interesse renovado da Marinha nas possíveis opções que o TKMS alemão poderia oferecer à Austrália. “Há algum tempo venho defendendo um Plano B para nossa Marinha; este projeto é muito importante para a segurança nacional”, disse ele. “Existem muitas capacidades no Tipo 214 que excedem em muito as capacidades dos submarinos da classe Collins.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: ABC News Austrália