Entre os dias 18 e 28 de janeiro, embarcaram, no Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Garcia D’Avila”, três Carros Lagartos Anfíbios (CLAnf), a fim de cumprir os eventos programados na diretiva da comissão da Operação “ASPIRANTEX 2016”, planejada no âmbito da Segunda Divisão da Esquadra, no adestramento da tripulação do navio quanto aos trabalhos de lançamento e recolhimento dos CLAnf.
Durante a Operação, os Aspirantes embarcados realizaram diversos lançamentos e recolhimentos dos carros de combate anfíbio, momento em que foram apresentados os procedimentos, as técnicas e as dificuldades de execução dessa função.
O lançamento de CLAnf é um dos principais recursos do NDCC “Garcia D’Avila”, primordial para projeção do Poder Naval sobre terra. Cada CLAnf transporta até 22 Fuzileiros Navais com seus equipamentos e o NDCC tem a capacidade de transportar em seu tank deck 17 carros de combate anfíbio.
A execução do exercício mostrou aos Aspirantes uma importante tarefa da Marinha do Brasil, além de requalificar os militares envolvidos.
Após a realização de um fundeio de precisão nas proximidades da Marambaia (RJ), o navio iniciou o exercício. Primeiramente foi feita uma explanação sobre os métodos de abandono, segurança e procedimentos, orientando os Aspirantes como agir em caso de um iminente afundamento, e, por conseguinte, uma situação de abandono do navio. Em seguida, foi feito o lançamento de uma balsa salva-vidas na água. Por fim, foi realizado a prática do salto, deslocamento e embarque na balsa.
O resultado positivo do exercício foi notório ao observar o entusiasmo dos Aspirantes. O evento foi avaliado com grande importância para a carreira naval, trazendo um sentimento de segurança e satisfação com a rotina de bordo.
FONTE: CCSM