Em 20 de janeiro, como parte da Operação “ASPIRANTEX/2023”, 130 aspirantes cursando o 3º e o 4º ano da Escola Naval, visitaram o thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS), em Itajaí/SC, quando puderam observar as obras de construção da Fragata Tamandaré, primeiro navio da nova classe de escoltas da Marinha do Brasil.
A comitiva foi liderada pelo Diretor do Centro de Apoio a Sistemas Logísticos de Defesa, Vice-Almirante (IM) Marcus Vinicius Lima de Souza, pelo o Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa acompanhado de todos os seus Comandantes de Força subordinados e, também, pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Sílvio Luiz dos Santos.
Na ocasião, os visitantes tiveram a oportunidade de familiarizar-se com o Programa das Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), e assim compreender sua importância para a Marinha do Brasil e para o País, pelo fortalecimento da Base Industrial de Defesa e a geração de empregos diretos e indiretos.
Os aspirantes e os oficiais verificaram o intenso trabalho de produção da Praça de Máquinas Principal da primeira das quatro fragatas, que tem previsto para março de 2023 a tradicional cerimônia de “batimento da quilha”.
Esta visita teve um significado diferente para os Aspirantes, pois em breve, eles serão os futuros tripulantes das novas Fragatas brasileiras.