Armada Chilena recebeu duas fragatas classe OHP oriundas da Marinha Australiana

Novas fragatas FFG 14 Almirante Latorre e FFG Pratt ainda na Austrália




Em 15 de abril de 2020, a cerimônia de transferência da Marinha do Chile para as fragatas FFG 05 Melbourne e FFG 06 Newcastle, classe Adelaide da frota australiana ocorreu na base naval australiana Watson em Sydney em Sydney 15, 2020.

Fragatas chilenas tipo OHP já incorporadas com seu pavilhão nos mastros

Ambos os navios foram comprados sob o programa Puente IV para substituir a frota chilena de duas ex-fragatas holandesas do tipo Jacob van Heemskerck (tipo L) construídas em meados da década de 1980, compradas pelo Chile em 2005 e incluídas na Marinha do Chile sob o mesmo nomes e números, FFG 14 Almirante Latorre e FFG 11 Capitão Pratt. Ambas foram retirados da frota chilena em dezembro de 2019.

HMAS Melbourne navegando durante sua implantação no nordeste da Ásia. Foto Royal Australian Navy

A Marinha Australiana tinha seis fragatas do tipo Adelaide, das quais quatro foram construídas nos EUA no início dos anos 80 (todas foram desativadas de 2008 a 2017), e as duas últimas foram a Melbourne e Newcastle na Austrália, sob licença americana e comissionadas em 1992-1993. Ambas foram retiradas da frota australiana em novembro e junho de 2019, respectivamente.

Note-se que no início de 2010, esses dois navios na Austrália passaram por modernização, com a atualização de parte de sistemas de armas e eletrônica e a instalação de um lançador vertical adicional Mk 41 para o sistema de defesa aérea ESSM. O interesse em adquirir essas duas fragatas, que são relativamente jovens e em boas condições técnicas, tem sido expresso por vários países desde 2017, incluindo Polônia e Grécia, mas no final, a Marinha do Chile as comprou.

HMAS Newcastle parte do porto de Newcastle pela última vez antes de descomissionar. Foto Jon Dasbach

A data de chegada das fragatas compradas da Austrália ao Chile ainda é desconhecida, pois em 31 de março o coronavírus foi detectado em 15 equipes chilenas que chegaram à Austrália e agora a base de Watson está fechada para quarentena. Caracteristicamente, a transferência de fragatas não encontrou nenhuma reflexão sobre os recursos oficiais da Marinha do Chile.

FONTE: NavyRecognition

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile