Em 15 de abril de 2020, a cerimônia de transferência da Marinha do Chile para as fragatas FFG 05 Melbourne e FFG 06 Newcastle, classe Adelaide da frota australiana ocorreu na base naval australiana Watson em Sydney em Sydney 15, 2020.
Ambos os navios foram comprados sob o programa Puente IV para substituir a frota chilena de duas ex-fragatas holandesas do tipo Jacob van Heemskerck (tipo L) construídas em meados da década de 1980, compradas pelo Chile em 2005 e incluídas na Marinha do Chile sob o mesmo nomes e números, FFG 14 Almirante Latorre e FFG 11 Capitão Pratt. Ambas foram retirados da frota chilena em dezembro de 2019.
A Marinha Australiana tinha seis fragatas do tipo Adelaide, das quais quatro foram construídas nos EUA no início dos anos 80 (todas foram desativadas de 2008 a 2017), e as duas últimas foram a Melbourne e Newcastle na Austrália, sob licença americana e comissionadas em 1992-1993. Ambas foram retiradas da frota australiana em novembro e junho de 2019, respectivamente.
Note-se que no início de 2010, esses dois navios na Austrália passaram por modernização, com a atualização de parte de sistemas de armas e eletrônica e a instalação de um lançador vertical adicional Mk 41 para o sistema de defesa aérea ESSM. O interesse em adquirir essas duas fragatas, que são relativamente jovens e em boas condições técnicas, tem sido expresso por vários países desde 2017, incluindo Polônia e Grécia, mas no final, a Marinha do Chile as comprou.
A data de chegada das fragatas compradas da Austrália ao Chile ainda é desconhecida, pois em 31 de março o coronavírus foi detectado em 15 equipes chilenas que chegaram à Austrália e agora a base de Watson está fechada para quarentena. Caracteristicamente, a transferência de fragatas não encontrou nenhuma reflexão sobre os recursos oficiais da Marinha do Chile.
FONTE: NavyRecognition
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN