ARM Reformador – Fragata mexicana SIGMA 10514 termina os testes de mar

POLA 101 ARM Benito Juárez, ex-Reformador




Por Christian Ehrlich

A Marinha do México concluiu recentemente os Testes de Aceitação do Mar (SAT) para sua fragata polivalente DAMEN SIGMA 10514, ARM Reformador (POLA 101). Os testes foram realizados de 18 de novembro à 18 de dezembro de 2019, na costa dos estados de Oaxaca e Guerrero, na região sul do Pacífico, informou a Marinha.

A SIGMA 10514 faz parte do Projeto de Navios de Patrulha de Longo Alcance da Marinha do México, conhecido localmente como POLA (Patrulla Oceánica de Largo Alcance), que pretende fornecer à Marinha *oito fragatas antes do final da próxima década. A construção começou em 2016, com quatro dos seis módulos de navios, ou seções, sendo construídos localmente no estaleiro ASTIMAR 20 da Marinha em Salina Cruz, Oaxaca, enquanto dois módulos – módulos de ponte e propulsão – foram construídos na Holanda.

A montagem final e as integrações de sistemas participaram do México, com a assistência da DAMEN, parceira de longa data da Marinha do México, que também forneceu suporte técnico para a construção de 10 navios de patrulha costeira da Stan Patrol, conhecidos localmente como a classe Tenochtitlan.

O SIGMA 10514 é a primeira fragata moderna do México, com um sistema de gerenciamento de combate Thales TACTICOS, um radar Thales SMART-S e um sonar de profundidade variável CAPTAS. O navio também está equipado com oito lançadores de mísseis de guerra de superfície RGM-84L Harpoon Block II, mísseis RIM-116 RAM Block II e torpedos Mark 54. Com um deslocamento de 2.500 toneladas e uma autonomia para 21 dias no mar, o navio fornecerá à Marinha do México um ativo muito necessário para realizar missões de segurança marítima, além de participar de implantações multinacionais e busca e salvamento (SAR) ) operações muito além da Zona Econômica Exclusiva do México.

Patrulheiro Oceânico de Longo Alcance – ARM Reformador (P 101)

A introdução do ARM Reformador representa não apenas um salto tecnológico, mas também uma evolução doutrinária na Marinha do México, pois ele está disposto a evoluir de uma força puramente constitucional para uma força muito mais equilibrada.

Apesar do sucesso deste primeiro SIGMA, ainda não se sabe se o projeto POLA continuará como planejado, uma vez que o novo governo parece se concentrar mais em assuntos de segurança interna e ainda está para decidir sobre o futuro do programa de oito navios. Espera-se que o programa setorial da Marinha, a ser publicado – o plano estratégico da marinha para os próximos cinco anos – forneça alguma luz em relação à POLA, bem como outros projetos de construção naval atualmente interrompidos. Uma fonte do setor de defesa mexicano disse a Jane que a Marinha do México pode decidir alocar recursos para até mais três SIGMA 10514 nos próximos cinco anos.

*O programa previa 8 fragatas mas apenas o ARM Reformador foi confirmado, não havendo nenhuma estimativa para a construção dos fragatas restantes.

FONTE: Jane’s

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

 

Sair da versão mobile