Argentina e os Mirage F1 da Espanha

Mirage F1 espanhol

Por Ivan Plavetz

O ministro da Defesa da Argentina, Agustin Rossi, confirmou durante sua passagem na semana passada pela VI Brigada Aérea “Tandil”, localizada na província de Buenos Aires, sede dos caças Dassault Mirage III/V e IAI Finger e Dagger, que há negociações em andamento envolvendo uma possível compra de aviões de combate Dassault Mirage F1M recentemente retirados do serviço ativo na Espanha.

Esta foi a primeira vez que o chefe do Ministério da Defesa da Argentina comentou o assunto abertamente após ser questionado se havia algum tipo de negociação para substituir a combalida frota de supersônicos “delta” da Força Aérea da Argentina (FAA). Agustin Rossi disse que o governo argentino esta trabalhando com o governo da Espanha na possibilidade de fechar um acordo envolvendo os Mirage F-1, levando-se em conta que os atuais Mirages da FAA cumprem um importante papel no escudo de defesa norte do país em conjunto com os jatos A4 AR Fighting Hawk e radares de vigilância que frequentemente detectam aeronaves trafegando irregularmente. Rossi reconhece que o tema é relevante e garantiu que esta trabalhando nele.

Os últimos Mirage F-1M da Força Aérea da Espanha foram desativados no dia 23 de junho na Base Aérea de Los Llanos, Albacete, Espanha. Esses aviões de combate foram modernizados nos anos de 1990, sendo que 51 monoplaces e quatro biplaces receberam as melhorias, as quais consistiram, entre outras atualizações, na conversão da instrumentação do cockpit para digital, integração de sistema de navegação do tipo inercial laser/GPS de novo sistema de controle de tiro, além da instalação de um HUD de geração mais recente.

FONTE: T&D

Sair da versão mobile