Argentina sofreu um novo revés dos fundos no exterior, mas desta vez completamente surpreendente. O navio-escola ARA Libertad, símbolo da Aramada Argentina (ARA), está retida no porto de Gana, para cobrança de dívidas.
“O réu (ou seja, o Ministério dos Negócios Estrangeiros Argentino), seus oficiais e agentes, incluindo o Capitão Pablo Lucio Salonica e a sua tripulação, estão proibidos de mover o navio ARA Libertad do porto, sem que tenha nova ordem deste tribunal” disse a Corte Superior de Gana.
O navio foi detido pelas autoridades do país Africano no porto de Tema, a leste de Accra, capital de Gana, uma ex-colônia britânica localizada na África.
Segundo consta, a retenção do navio foi a pedido da NML Capital Limited de Elliot Management y Huntlaw Corporate Service, um grupo que representa vários tipos de fundos de investimento, na tentativa de cobrar dívidas julgadas a seu favor nos tribunais de Nova York.
Durante audiências a serem realizadas a partir de hoje, o governo argentino poderá conseguir a liberação do navio, mediante um depósito caução, embora ainda seja quase impossível saber qual vai ser a decisão do tribunal ou de quanto pode ser o valor deste depósito.
O navio-escola partiu do porto de Buenos Aires em 02 de junho com 220 homens e mulheres e mais 110 alunos a bordo, sendo argentinos e de outros países da América do Sul, para uma viagem de treinamento e pretendia visitar portos da América do Sul, Europa e África.
FONTE: BN