O NUSHIP ‘Stalwart’ partiu hoje (20) do cais 12 do estaleiro da Navantia em Ferrol para a Austrália, onde chegará a Perth após cerca de 35 dias de navegação.
O ‘Stalwart’ é o segundo de dois Auxiliary Oiler Replenishment (AOR) construído pela Navantia para a Real Marinha Australiana. Após a construção, o navio finalizará seus equipamentos na Austrália.
A embaixadora da Austrália na Espanha, Sophia McIntyre, participou da despedida do ‘Stalwart’, juntamente com o presidente da Navantia, Ricardo Domínguez e o director do estaleiro Ferrol, Eduardo Dobarro.
“O papel da Navantia na construção de navios para a Austrália tem sido um pilar importante no desenvolvimento e evolução de nossos laços políticos, econômicos, militares e culturais. A Austrália tem a honra de ocupar um lugar na tradição histórica e impressionante de construção naval da Galícia. A Navantia continuará a desempenhar um papel crucial como plataforma de apoio a estas embarcações na Austrália”, afirmou a embaixadora.
“A Austrália confiou na Navantia para proporcionar uma capacidade decisiva para atingir os seus objetivos estratégicos no domínio marítimo e Navantia continuará a ser sua parceira no futuro”, disse Ricardo Domínguez.
O presidente da Navantia reconheceu especialmente o esforço dos trabalhadores e destacou a importância do próximo programa da Marinha Espanhola, as fragatas da classe F-110, que serão uma alavanca para o crescimento e a geração de empregos.
O diretor do estaleiro, Eduardo Dobarro, destacou que “o know-how e esforço dos trabalhadores, tanto da Navantia como das indústrias parceiras, são evidentes, sobretudo numa situação tão delicada, provocada pela pandemia”.
O contrato para os dois navios AOR, assinado com a Austrália em maio de 2016, significou 1,5 milhão de horas de trabalho por navio em Ferrol, o que gerou cerca de 1.800 empregos. Foi o terceiro contrato realizado para este cliente, após a construção de dois LHD e suas 12 embarcações de desembarque, e o design e transferência de tecnologia para três destróieres AWD.
Este contrato também inclui seu suporte, para a qual a Navantia Australia é responsável por desenvolver um modelo avançado de gestão para apoiar o ciclo de vida dos dois navios durante os cinco primeiros anos.
Da mesma forma, também exigirá uma importante participação da indústria australiana, que será responsável pela instalação e teste de elementos dos sistemas de combate e comunicações, bem como de algumas áreas de logística. Após a conclusão dessas obras, o navio será entregue no dia 31 de agosto.
Quando o segundo AOR estiver operacional, a Real Marinha Australiana terá em serviço 19 unidades navais projetadas pela Navantia, sendo que 16 foram construídas na Espanha. Além de apoiar o ciclo de vida das embarcações AOR, a Navantia Austrália realiza o suporte de todas as outras unidades.