O Navio de Pesquisa Hídroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” foi docado, em
30 de novembro, pela primeira vez para manutenção de seus sistemas vitais.
A docagem foi realizada pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), com apoio de 4 rebocadores e 2 agentes de manobra.
A manobra foi iniciada com a desatracação do cais Oeste do AMRJ. Após a entrada no dique, a coordenação das ações passou para a equipe de docagem do Arsenal.
Foram realizadas inspeções por mergulhadores para garantir o correto posicionamento no picadeiro, sobre o qual o navio, cerca de 6 horas após o início da manobra, assentou.
O NPqHo “Vital de Oliveira” foi lançado ao mar em 2014, na China, no dia 28 de setembro, data em que se comemora o Dia do Hidrógrafo. Em 6 de março do ano seguinte, subiu em dique, em Singapura, para finalizar a instalação de seus equipamentos científicos.
Desde então, o navio cumpriu 848 dias de mar, nos quai apoiou as ativídades de 455 pesquisadores de 36 instituições de pesquisa diferentes.
A docagem tem a previsão de durar cinco meses, período após o qual o navio, uma das mais modernas plataformas de pesquisa hidroceanográficas do Brasil, estará pronto para voltar a contribuír para o desenvolvimento científico-tecnológico do Pais.