Por Luiz Padilha
Durante a 6ª Mostra BID Brasil realizada em 2021, conhecemos a LOpRib (Lancha de Operação Ribeirinha), projetada e construída no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). Na ocasião fomos convidados a navegar na nova embarcação antes de sua entrega ao 8º Distrito Naval em Guaiba-SP.
A nova LOpRib é um produto desenvolvido pelo AMRJ a partir da lancha Excalibur, projetada e construída pela Base Fluvial de Ladário (BFLa), no 6º Distrito Naval. Atualmente o ComFlotMT, possui as Lanchas Excalibur, Excalibur III, IV, com a Excalibur V em fase avançada de construção e a Cuiabá.
LOpRib do AMRJ
O corpo de engenheiros do AMRJ verificaram a possibilidade de introduzir melhorias no projeto existente, a fim de ampliar as capacidades da embarcação e seu uso. A LopRib SINOP foi apresentada na 6ª Mostra BID Brasil, já com modificações na parte hidrodinâmica.
O DAN foi recebido pelo Diretor do AMRJ, Contra Almirante (EN) José Luiz Rangel da Silva, que nos convidou a visitar o prédio onde as futuras LopRib serão construídas. Como é possível observar, o espaço é adequado para a fabricação em linha, de 2 ou mais embarcações. O almirante Rangel falou ao DAN sobre a LOpRib e as expectativas do AMRJ com seu novo produto.
Com conversas em andamento junto a potenciais clientes, poderemos ver novas versões da LOpRib, seja com motores de centro rabeta Mercury ou Volvo, ou então com até 3 motores de popa de 350 HP, para navegar em altas velocidades. As possibilidades são grandes e o AMRJ está pronto para atender as necessidades dos clientes.
Atualmente o cliente principal são os Fuzileiros Navais, que já solicitaram modificações para melhor emprego, como uma blindagem mais alta para proteção dos soldados e que já deverão estar na nova embarcação.
O AMRJ se preparou para construir as LOpRib em grande quantidade. Segundo o almirante Rangel, eles podem iniciar a construção de até 10 LOpRib simultaneamente, o que evidentemente depende das necessidades da Marinha como também de encomendas de outros clientes, que podem inclusive, ser da área de Segurança Pública. O almirante Rangel não pôde falar quais, pois as conversas ainda estão em fase preliminar.
Impressões ao navegar
Cada embarcação possui uma característica específica, determinada pelo operador. A LOpRib SINOP, possui uma motorização Diesel conforme explicação do almirante Rangel no vídeo. Os dois motores Mercury entregam a SINOP, 220HPs cada, conferindo-lhe uma boa velocidade e economia, porém, a próxima LOpRib, São Félix do Araguaia. estará equipada com dois motores Volvo de 320 HP cada, fornecendo um desempenho ainda melhor.
O almirante Rangel também mencionou a possibilidade da LOpRib ser equipada com motores de popa (a gasolina), que possuem um custo mais baixo de aquisição e manutenção, e que podem levar a LOpRib a desenvolver velocidades de até 50 nós, velocidade essa que deve ser bastante interessante para as Forças que atuam em áreas com alto índice de contrabando, pois além da blindagem (inclusive para os motores), a velocidade para interceptação das embarcações com ilícitos normalmente é bem alta.
Características
- Comprimento: 8,94m
- Boca: 2,74m
- Pontal: 1,15m
- Calado: 0,56m
- Deslocamento: 6,5t
- Propulsão: 2 motores diesel centro rabeta (Volvo com 320HP ou Mercury com 220HP)
- Velocidade de Operação: 25 nós
- Velocidade Mantida: 30 nós
- Tripulação: 17
- Autonomia: 13 horas em velocidade de Operação
- Capacidade do Tanque: 500 Litros
- Armamento: 1 metralhadora .50 e 2 metralhadoras MAG
- Navegação, Sensores e Comunicação: Radar Banda X (RN1007), IFF (TSC2000), MAGE (ANT 207 2S V/UHF) e ECDIS Furuno FEA 2105
- Material: Liga de Alumínio ASTM-B-209
- Blindagem: ARMOX nível 3
Agradecimento: Gostariamos de agradecer ao Contra Almirante (EN) José Luiz Rangel da Silva, ao CMG (EN) César Lucena Dinucci e a todo staff do ARMJ, pelo apoio para a realização desta matéria.